Economia

Vendas para o Dia dos Pais deixam lojistas otimistas, diz AloShopping

Vendas para o Dia dos Pais deixam lojistas otimistas, diz AloShopping
Crédito: Marcelo Coelho

Alcançar vendas compatíveis com as registradas em 2019, ano em que os negócios aumentaram 7% no Dia dos Pais. Essa é a expectativa de boa parte dos shoppings de Belo Horizonte, segundo o  superintendente da Associação de Lojistas de Shopping Centers (AloShopping), Alexandre Dolabella França.

Apesar da flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19,  que garantiram a expansão do horário de abertura dos centros de compras (que funcionam das 10h às 21h  de segunda a sábado e de forma não obrigatória das 14h às 20h aos domingos), as vendas nos shoppings ainda não retomaram o nível pré-pandemia.

Conforme França, fatores como o aumento dos preços do aluguel das lojas, o reajuste do preço das mercadorias e os altos índices de desemprego limitam o otimismo dos lojistas. “Estamos tendo uma confiança realista”, afirmou.

O superintendente da AloShopping informou que as vendas vêm aumentando, mas em um ritmo bem mais lento do que o esperado pelos 1.200 lojistas e por todos os shoppings  da capital mineira associados a essa entidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O retorno dos eventos, por exemplo, aqueceu a venda de roupas, calçados e acessórios, o que pode ajudar a crescer o faturamento no Dia dos Pais”,  afirmou.

Mas a alta da cotação do dólar, moeda associada à importação de algodão, por exemplo, é uma das justificativas para o aumento dos preços de roupas feitas com este material. 

“O dólar corresponde a 12% do preço final de uma roupa em algodão. Não tem como os lojistas que sofreram com uma queda muito brusca no seu faturamento durante a pandemia não repassarem os reajustes dos preços de seu negócio para o consumidor”, explicou.

Enquanto as temperaturas caem, as vendas de blusas e casacos de frio, meias e outros artigos para enfrentar o frio se aquecem. “Para o comércio, este friozinho tem sido bom. Em 2020, os setores associados à comercialização de produtos para casa esteve em alta. Mas com a queda da temperatura, esperamos um aumento de vestuários de inverno, principalmente, os masculinos, neste Dia dos Pais”, afirmou.

Promoções 

Alguns shoppings vão apostar nas promoções e em inovações no atendimento para tentar aumentar as vendas no Dia dos Pais. No Shopping Del Rey, por exemplo, segundo a gerente de marketing, Isabela Moreira, os lojistas estão bem animados com o aumento das vendas nesta data.

“Sabemos que é difícil, mas estamos trabalhando para tentar não só alcançar as vendas de 2019, mas vamos tentar  superar essas vendas”, ressaltou.

O otimismo dos lojistas do Del Rey, segundo Isabela, é justificado pelo fato de que, ao contrário de outros shopping centers da Capital, o Del Rey ganhou pelo menos 50 novas lojas durante o período de fechamento em função da pandemia. “E deve abrir pelo menos mais dez novas lojas de marcas de renome nacional neste segundo semestre”, afirmou. 

Para aumentar as vendas, o mall também já retomou as atividades voltadas para o entretenimento infantil,  aumentando o fluxo de visitantes no final de semana. “Claro que tudo tem acontecido dentro dos protocolos sanitários estabelecidos pela prefeitura”, afirmou.

Mas para incrementar o faturamento do “Dia dos Pais”, ainda conforme Isabela, a cada R$ 250 investidos em compras, o cliente vai ganhar uma garrafa de chopp artesanal Santo Growler. Para a gerente de marketing do Shopping Del Rey, embora a campanha do Dia dos Pais ainda não tenha começado, ela acredita que já estejam aumentando as vendas de artigos esportivos, cosméticos, vestuários e calçados masculinos.

Assistente virtual

Outra inovação do Del Rey que será lançada no Dia dos Pais  é a assistente virtual.  De acordo com Isabela, os consumidores que não puderem comprar algum produto poderão ligar para um telefone e serão auxiliados pela assistente a realizarem suas compras.

“Se alguém precisar de um sapato preto, liga para a assistente, explica para nossa funcionária o tamanho, o modelo, e a assistente  que irá  a várias lojas, vai fotografar os modelos,  informar  os preços e o cliente poderá realizar a compra, recebendo o produto em casa. Até o Dia dos Pais não vai ter frete”, explicou. 

Já o Boulevard Shopping, segundo a gerente de marketing, Nadinne Matos, vai apostar na campanha “Você e seu pai, uma dupla campeã, que vai  oferecer, entre os dias 29 de julho e 8 de agosto, cinco modelos diferentes de mochila da marca Wilson, patrocinadora do tenista belo-horizontino Bruno Soares. 

“Ele teria ido ao Japão, mas, na última hora, teve um problema de saúde e foi cortado. É como se fosse uma espécie de homenagem”, afirmou. Ainda conforme a gerente, a cada R$ 450 em compras, o cliente vai poder escolher um dos cinco modelos da mochila. “Mas só serão permitidas uma mochila por CPF. Os clientes fazem o cadastro pelo site e tiram a mochila no nosso segundo piso”, afirmou.  

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas