Economia

Vendas no varejo brasileiro têm maior queda do ano em dezembro

Ainda assim, as vendas varejistas assim fecharam 2023 em aceleração
Vendas no varejo brasileiro têm maior queda do ano em dezembro
Foto: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

São Paulo – As vendas varejistas no Brasil tiveram em dezembro a maior queda em um ano e bem acima do esperado apesar da temporada de Natal, mas ainda assim fecharam 2023 em aceleração.

Em dezembro as vendas tiveram queda de 1,3% na comparação com o mês anterior, marcando o recuo mais acentuado desde dezembro de 2022 (-1,9%).

A leitura divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de retração de 0,2%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas apresentaram alta de 1,3%, contra expectativa de avanço de 2,9%.

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Com isso, o setor fechou 2023 com aumento acumulado no volume de vendas de 1,7%, uma melhora em relação à taxa de 1,0% de 2022 e a mais alta desde 2019 (+1,8%).

O varejo brasileiro, no entanto, passou o ano passado sem conseguir apresentar grande ímpeto, rondando a estabilidade na maioria dos meses.

De um lado o mercado de trabalho aquecido e a inflação em baixa favoreceram as vendas, mas de outro pesaram os juros elevados, que restringe o crédito.

Entre as oito atividades pesquisadas, seis apresentaram desempenho negativo em dezembro na comparação com o mês anterior, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,1%), móveis e eletrodomésticos (-7,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%).

Cristiano Santos, gerente da pesquisa, avalia que esse desempenho se dá por conta da Black Friday, em novembro.

“As pessoas atrasam as compras de outubro e adiantam as de dezembro por causa desse período”, disse ele.

Os dois grupos que tiveram taxa positiva no mês foram combustíveis e lubrificantes (1,5%) e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve queda de 1,1% nas vendas em dezembro, mas fechou 2023 com alta acumulada de 2,4%.

No ano como um todo, sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado fecharam o ano no campo positivo.

Os maiores resultados foram registrados por veículos e motos, partes e peças (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), combustíveis e lubrificantes (3,9%), e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%).

“O crescimento em Veículos e motos, partes e peças representa uma retomada do setor, que passou um tempo com poucas receitas, principalmente depois da pandemia. O setor observou uma queda muito grande e uma recuperação muito lenta após vários fechamentos nos anos anteriores”, disse o gerente da pesquisa.

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