Vendas de veículos seminovos e usados em MG registram alta em maio

As vendas de veículos seminovos e usados em Minas Gerais apresentaram resultados positivos em maio deste ano, segundo levantamento da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). As três comparações feitas resultaram em alta.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, o incremento foi de 10,2% ante igual período do ano passado, o que resultou em 845.611 unidades comercializadas. Em maio deste ano, as vendas chegaram a 189.701 veículos, garantindo um crescimento de 19% ante o quinto mês de 2024. Na comparação com abril, a expansão foi de 3,9%.
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Júnior, diz que os resultados poderiam ser ainda melhores, se não fosse a elevada taxa de juros vigente no País.
No mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, voltou a aumentar a taxa básica de juros da economia, a Selic. A elevação foi de 0,5 ponto percentual, chegando a 14,75% ao ano. Foi a sexta alta seguida da Selic. A taxa está no maior nível desde agosto de 2006, quando também estava em 14,75% ao ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Os juros altos atrapalham o financiamento, pois torna a parcela mais cara e o consumidor avalia se a parcela vai caber no bolso, no orçamento. Ainda assim, o setor está crescendo dentro do esperado”, observa.
O presidente da Assovemg diz que uma das alternativas para conseguir um financiamento com boas taxas é o consumidor contar com um bom score (pontuação) de crédito (avaliação que contempla reflexo de saúde financeira e de um histórico positivo de pagamentos).
O dirigente explica que o preço elevado dos veículos zero quilômetro para a maioria dos consumidores contribui para a migração do consumo para o segmento de seminovos e usados.
Ainda conforme o relatório da Fenauto, na divisão por segmentos, todos registraram alta no Estado no acumulado do ano ante igual intervalo de 2024. No caso dos automóveis, a alta foi de 8,1% no período. Os comerciais leves computaram elevação de 7,7% e os comerciais pesados tiveram expansão ainda maior: 20,2%. A comercialização das motos cresceu 14,5%. E o segmento outros teve incremento de 23,1%.
Resultado do País é positivo
O desempenho nacional também foi positivo, com 6.913.361 veículos vendidos de janeiro a maio deste ano, expansão de 14,3% sobre o mesmo período de 2024. Em maio, a comercialização foi 27,5% maior ante igual mês do exercício passado. A Fenauto observou que, em maio de 2024, aconteceram as enchentes no Rio Grande do Sul, o que comprometeu o resultado de vendas daquele período.
Segundo a entidade que representa os lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados no País, o setor teve vendas superiores em 3,5% em maio em relação a abril, totalizando 1.539.923 unidades comercializadas.
O presidente da Fenauto, Enilson Sales, avalia com cautela os resultados que o segmento deve ter até o final do ano. “Ainda existem muitos fatores a serem considerados e que podem influenciar o desempenho da economia e a intenção de compra dos consumidores. Se não tivermos nenhum tropeço, poderemos bater um novo recorde de vendas em 2025”, diz.
Ouça a rádio de Minas