Vendas de veículos usados voltam a crescer em Minas

As vendas de veículos seminovos e usados, em Minas Gerais, voltaram a apresentar resultados positivos em julho. De acordo com os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as negociações cresceram 2% em julho, frente a junho, com a venda de 154.256 unidades.
No Estado, resultados positivos também foram verificados na comparação com julho do ano anterior, com aumento de 1,1%. No acumulado dos sete primeiros meses de 2023, a elevação chegou a 18,6%, com a comercialização de veículos seminovos e usados superando 1,03 milhão de unidades em Minas Gerais.
A reação do mercado já era esperada e se deve ao final do programa do governo federal criado para estimular o mercado de automóveis populares novos. A concessão de descontos atraiu consumidores e, em junho, impactaram de forma negativa nas vendas dos seminovos e usados.
Na média nacional, assim como em Minas Gerais, o mercado de seminovos e usados também voltou a apresentar alta em julho.
Os dados da Fenauto mostram que no sétimo mês do ano, em comparação com as vendas de junho, a comercialização cresceu 3,7%, alcançando a marca de 1.218.355 veículos comercializados no período.
Com o resultado mensal, o total acumulado nos sete primeiros meses do ano já ultrapassa a marca de 8 milhões de modelos seminovos e usados (8.069.442) vendidos no País. O montante representa um crescimento de 11,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Frente a julho de 2022, a variação positiva foi de 2,8%.
De acordo com o presidente da Fenauto, Enilson Sales, mesmo com o programa do governo federal estimulando o segmento de novos, o setor de usados mostrou força e resiliência.
“Mesmo com os incentivos concedidos pelo governo federal, para alavancar a venda de carros zero km, quando concorremos com alguns modelos durante um certo tempo, o segmento de seminovos e usados continua apresentando resultados sequenciais positivos nas vendas”.
As expectativas para os próximos meses são positivas. “Com a chegada do final de ano, período normalmente muito favorável para o comércio em geral, esperamos chegar a algo em torno de 15 milhões de veículos comercializados no País”, explicou Sales.
Considerando Minas Gerais, as vendas da categoria seminovo acumulam alta de 25,6% nos primeiros sete meses do ano, com 164.696 unidades comercializadas. Apesar de positivo no ano, em julho as vendas chegaram a 18.704 unidades, 29,3% a menos que em junho, mas 3,4% superior se comparado com julho de 2022.
Nos veículos velhinhos – acima de 13 anos – a demanda seguiu aquecida. Durante os sete primeiros meses do ano, a evolução nas vendas dos carros com mais de 13 anos foi de 23,1% e chegou a 409.641 unidades. Em julho, frente a igual mês de 2022, o aumento foi de 3,1%, com 67.378 negociações. Já frente a junho, o aumento ficou em 15,7%.
Os dados mostram ainda que, no Estado, entre os modelos de automóveis mais vendidos estão o Gol da Volkswagen, com 10.214 unidades comercializadas no mês de julho. Em segundo lugar ficou o Fiat Uno, com 7.443, e o Fiat Palio, em terceiro lugar, com 6.830 carros vendidos.
Ouça a rádio de Minas