Via 710 deve ser concluída em 2019
Entre as grandes obras a serem realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) neste exercício, estará, enfim, a conclusão de implantação da chamada Via 710. O projeto, que deveria ter sido finalizado a tempo de melhorar a mobilidade na capital mineira para a Copa do Mundo de 2014, tem orçamento atualizado em R$ 120 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros R$ 160 milhões destinados às desapropriações.
A informação é do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão. Segundo ele, trata-se de uma obra de mobilidade urbana bastante complexa que, em função dos problemas nas etapas de desapropriações, teve seu cronograma atrasado. “Tivemos algum comprometimento por causa das desapropriações, mas, nos próximos meses, teremos um avanço significativo no projeto, que vai permitir um alívio muito grande na mobilidade da região”, disse.
Conforme a prefeitura, a negociação das desapropriações no trecho que permitirá a ligação da Via 710 com a avenida Cristiano Machado só foi concluída em dezembro de 2018, por isso o trecho entre a avenida José Cândido da Silveira e a avenida Cristiano Machado não havia sido liberado.
A expectativa é que isso ocorra em abril. Já a conclusão total da obra está prevista para o fim deste ano.
Das 228 desapropriações previstas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 217 imóveis estão liberados, enquanto o restante encontra-se em processo judicial ou negociação. Sobre as remoções judiciais, das 82 previstas, 14 imóveis já estão liberados e 31 encontram-se suspensos por orientação do Ministério Público Federal. A prefeitura está investindo aproximadamente R$ 160 milhões com as desapropriações e remoções.
Para que o novo prazo seja cumprido, várias frentes de trabalho estão sendo realizadas de forma simultânea. Em andamento nesse momento está, por exemplo, a finalização da construção de passeio, sarjeta e meio-fio na alça da avenida José Cândido da Silveira até o retorno próximo à rua Minduri; e a substituição do pavimento no retorno da rua Gustavo da Silveira e meia pista da rua Conceição do Pará.
Aterro – Além disso, está sendo feito o aterro da Pista Oeste de encaixe da parte “pronta” da Via 710 com o complexo da José Cândido da Silveira; o canteiro central na avenida Itaituba e parte da implantação da Pista Leste no mesmo trecho da avenida; e, ao longo pista estão sendo feitos serviços de contenção em solo grampeado e iniciados os serviços de terraplanagem e implantação de rede interceptora de esgoto. Já na pista Oeste, com a ciclovia concluída, estão executados os acessos locais, passeios e obras complementares.
Dentre os serviços concluídos estão: passarela de concreto entre os viadutos; construção dos viadutos D e E; implantação de rotatória, pavimentação asfáltica em diversos trechos, passeio, acabamentos e plantio de grama; armação de cortina de contenção; instalação de grades; serviços de microdrenagem; contenções para a trincheira de intercessão entre a Via 710 e a avenida José Cândido da Silveira; alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista Leste do complexo da avenida José Cândido da Silveira, além de instalação de iluminação pública nos trechos citados. (MB)
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