Economia

Projetos da Via Icaivera devem somar investimentos de R$ 850 milhões em Betim

Loteamentos e empreendimentos no entorno do bairro de Betim são desenvolvidos com investimentos privados
Projetos da Via Icaivera devem somar investimentos de R$ 850 milhões em Betim
A construção da Via Icaivera tem potencial para atrair projetos de condomínios residenciais e empreendimentos industriais e comerciais | Foto: Guba Ribeiro / Prefeitura de Betim

O avanço das obras para a construção da Via Icaivera em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e dos loteamentos para os empreendimentos no seu entorno, gera grande expectativa na cidade. Ao todo, os projetos viário e dos empreendimentos deverão somar investimentos de R$ 850 milhões no bairro que dá nome a via.

A prefeitura do município estima que as obras, iniciadas em 2020, sejam concluídas em um prazo entre dois e três anos, em um cenário favorável para o andamento das intervenções.

A obra de infraestrutura viária propriamente dita está orçada em R$ 90 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da prefeitura betinense. Todos os recursos para a construção da rota viária e dos empreendimentos são oriundos do setor privado. A via no bairro Icaivera é uma contrapartida das empresas ao município.

Os próprios negócios planejados para a região terão seus acessos viabilizados com a via. Entre os empreendimentos, estão condomínios residenciais, espaços industriais e comerciais, sendo o carro-chefe, até o momento, o condomínio Terras Alpha Betim, do Grupo Alphaville, do segmento de construção de condomínios de alto padrão. O grupo imobiliário conseguiu vender metade dos 396 lotes residenciais do projeto betinense ainda no meio do ano passado.

O diretor de acompanhamento de obras de infraestrutura e edificações da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) da Prefeitura de Betim, Gustavo Dutra, aponta que esta é a maior obra rodoviária em andamento na cidade e terá iluminação pública com lâmpadas de led, como tem sido implementado na cidade.

Obras mais complexas de infraestrutura energética e de saneamento básico, principalmente, estão em andamento como as intervenções rodoviárias, mas necessitam de perspectivas mais precisas de demanda para serem realizadas. Questões essas que vêm sendo tratadas entre os investidores dos empreendimentos e a Companhia de Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Ainda que as obras viárias não estejam concluídas, o atual patamar de desenvolvimento da via já gera benefícios no trânsito. Dutra afirma que a população do Icaivera, um bairro isolado de Betim, tem utilizado a via para se deslocar até o centro da cidade sem a necessidade de passar por dentro da vizinha Contagem, também na RMBH.

Ele destaca este ponto como um benefício na parte social nas obras de mobilidade urbana, em áreas da cidade que carecem de mais infraestrutura, como o Icaivera. O bairro também conta com intervenções na avenida Yecoaba, realizadas com recursos próprios da prefeitura.

Com os empreendimentos, a expectativa do Poder Executivo de Betim é que os investidores responsáveis pelos projetos consigam atrair, além dos condomínios residenciais, grandes indústrias para a região, principalmente nos loteamentos mais próximos da Via Expressa.

“O principal que vai agregar para cidade, além da quantidade de empregos que vão ser gerados, é a gente trazer desenvolvimento urbano para o município. A gente trazer uma qualidade de vida muito maior para os moradores de Betim, levando transporte público, mais comodidade para o trânsito”, disse Dutra.

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