Economia

Via Liberdade: Minas lança edital de concessão da BR-356; investimento será de R$ 6 bilhões

Confira os trechos beneficiados, quais as melhorias previstas e quantos pedágios terão na via
Atualizado em 31 de março de 2025 • 15:32
Via Liberdade: Minas lança edital de concessão da BR-356; investimento será de R$ 6 bilhões
Crédito: Charles Silva Duarte/ Diário do Comércio/ Arquivo

O governo de Minas Gerais lançou, nesta sexta-feira (28), o edital de concessão do lote Via Liberdade, na BR-356. Ao todo serão 128 quilômetros de duplicações de estradas, entre outras melhorias, com investimento prévio de R$ 6 bilhões durante os 30 anos de concessão. O leilão está previsto para acontecer no dia 10 de julho de 2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento logístico, turístico e econômico da região. Do montante previsto para os investimentos, R$ 2 bilhões são oriundos do Novo Acordo de Mariana, assinado em outubro de 2024.

O projeto vai viabilizar a duplicação total da BR-356 e outras melhorias no trecho que liga a MG-329, em Rio Casca, na Zona da Mata, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com o edital, serão 128 quilômetros de duplicações, incluindo a construção do contorno viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 quilômetros, já em pistas duplas, implantação de 26,82 quilômetros de terceiras faixas e de 65,48 quilômetros de acostamentos, 6,8 quilômetros de correções de vias marginais, construção de acessos e outras correções ao longo de todo o trecho.

Veja os trechos e as melhorias previstas

Os trechos rodoviários beneficiados são cortados por 11 municípios, sendo eles:

  • Nova Lima,
  • Rio Acima,
  • Itabirito,
  • Ouro Preto,
  • Mariana,
  • Acaiaca,
  • Barra Longa,
  • Ponte Nova,
  • Urucânia,
  • Piedade de Ponte Nova
  • e Rio Casca.

Conforme explicou o secretario de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as principais obras e serviços serão:

  • 18 novos viadutos e pontes,
  • 160 quilômetros de novas estradas,
  • duplicações,
  • terceiras faixas e via marginais,
  • 11 novas passarelas
  • e 67 novos pontos de ônibus.

Além disso, 22 quilômetros de trechos críticos serão corrigidos em termos de traçados, aumentando a segurança na região de Itabirito.

Também está prevista uma área de escape na Serra da Santa em Itabirito, e pontos de parada para descanso de caminhoneiros, no distrito de Amarantina.

Apresentação do edital de concessão da BR-356
Apresentação do edital de concessão da BR-356 | Crédito: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

Trajeto entre BH, Rio Casca e Ouro Preto será reduzido

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que o trajeto entre Belo Horizonte e Rio Casca seja reduzido em pelo menos 40 minutos. Já o deslocamento entre a Capital e Ouro Preto deverá ter 20 minutos a menos do que o tempo gasto atualmente.

Pedro Bruno afirma que tem dialogado muito com o mercado, já que considera o diálogo fundamental para garantir o equilíbrio entre o público e o privado. “Estamos vendo, de fato, muito interesse nesse projeto. Tenho certeza que teremos um leilão bastante competitivo no dia 10 de julho”, diz.

Pedágio em quatro pontos da via

A cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato, que incluem, entre outros serviços, toda a recuperação do pavimento e revitalização da sinalização das pistas. O valor do pedágio está previsto em R$ 5,58 e deverá ser cobrado em quatro pontos ao longo da via.

Sobre o formato da cobrança de pedágio, a opção escolhida é a chamada Free Flow, o modelo sem cancela em que o motorista passa pela ponto de pedágio, mas não para, pagando por tag ou outros meios de cobrança.

Pedágios
Crédito: Divulgação Governo de Minas

Obras beneficiarão o turismo

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, também esteve presente no lançamento e ressaltou a importância que as melhorias do trecho trazem para o turismo e para o desenvolvimento das cidades do entorno. 

“Nasce agora, talvez, o que seja a mais simbólica de nossas rodovias, que tem uma importância e uma primazia sobre as demais. Temos não só Mariana, mas os distritos do seu entorno aos pés da Cordilheira do Espinhaço e a joia do Barroco, patrimônio do Brasil e da humanidade, da Unesco. Ouro Preto e Mariana continuam liderando em Minas Gerais o fluxo de turistas, e têm um lugar de grande importância para o turismo e para a geração de renda”, afirmou.

Na opinião do secretário, a iniciativa possui grande importância já que se junta à Via Liberdade da BR-040, uma rota turística que, segundo ele, é a maior do Brasil, em um acordo de cooperação que o governo de Minas pactuou há três anos entre Minas, Rio de Janeiro e Goiás, e o Distrito Federal.

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