Economia

Busca por estilo de vida saudável impulsiona venda de drinques prontos e bebidas sem álcool

De acordo com estimativas do Sindbebidas-MG, o segmento de RTDs em Minas deve registrar aumento de 26% no faturamento em 2025
Busca por estilo de vida saudável impulsiona venda de drinques prontos e bebidas sem álcool
Foto: Diário do Comércio / Leonardo Leão

A preocupação cada vez maior das pessoas, principalmente os mais jovens, com a saúde e bem-estar, tem proporcionado uma mudança significativa no estilo de vida. Esse cenário impacta no consumo e, consequentemente, em diversos setores da economia. Dentre os segmentos beneficiados estão as bebidas com baixo teor alcoólico e também os drinques prontos, ou ready to drink (RTDs).

De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, 33% dos entrevistados declararam ter diminuído a ingestão de bebidas com álcool contra apenas 8% que aumentaram. Além disso, 43% dos respondentes afirmam que não consomem bebidas alcoólicas, com 19% mencionando o fator da melhora na qualidade de vida.

Mais da metade (58%) das pessoas disseram que experimentaram cerveja sem álcool por curiosidade. Essa é a mesma proporção de consumidores que relataram ter experimentado drinques prontos por curiosidade.

O estudo ainda demonstra que 57% das pessoas estão dispostas a pagar mais caro em bebidas que ofereçam benefícios à saúde, principalmente entre as mulheres. Além disso, 66% dos entrevistados afirmam que gostam de bebidas com ingredientes mais naturais.

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Na análise por gerações, as pessoas da Geração Z são as que menos consomem bebidas alcoólicas, com 45% do público consumindo este tipo de bebida. Esse grupo está abaixo de todas as demais gerações: millennials (57%); Geração X (67%) e Baby Boomers (65%).

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG), Mário Marques, relata que essa tendência, tanto das bebidas mistas quanto das opções com baixo teor alcoólico, vem crescendo e dominando o mercado, principalmente no Estado.

“A tendência é que as pessoas consumam bebidas com teor alcoólico mais baixo e isso é o que alavancou as vendas dessas bebidas prontas”, afirma.

Drinques prontos unem sabor e praticidade

Latas de Xeque Mate.
Foto: Diário do Comércio / Leonardo Leão

Marques ainda destaca que as bebidas que mais crescem em Minas são as bebidas mistas. Dentre os fatores que podem ter contribuído para esse avanço, ele aponta a busca dos consumidores por bebidas com sabor mais suave e opções mais práticas e com baixo custo.

De acordo com estimativas do Sindbebidas-MG, as fabricantes de bebidas alcoólicas mistas devem registrar um avanço de 26% no faturamento em 2025, impulsionado, principalmente, pelo Carnaval em cidades como Belo Horizonte. A capital mineira é considerada o polo deste segmento no País, com a presença de inúmeras marcas conhecidas pelos consumidores.

Além da praticidade, o diretor executivo da Xeque Mate Bebidas, Alex Freire, relata que os consumidores também estão em busca de novidades e, segundo ele, as RTDs unem todas essas características.

“O consumidor está mais aberto a experimentar novos sabores, e também mais exigente quanto à qualidade. Além disso, os pontos de venda, tanto físicos quanto on-line, estão cada vez mais investindo nessa categoria, o que ajuda a impulsionar o mercado”, explica.

‘Minas não tem mar, vamos para o bar’

O presidente do Sindbebidas-MG destaca a qualidade dos produtos mineiros como um dos fatores que podem explicar o sucesso das marcas do Estado no mercado nacional de bebidas prontas para consumo. Ele reforça que, apesar de não apresentar um volume de produção elevado, Minas é um dos três grandes destaques no quesito qualidade.

“Minas Gerais com essa cultura de gostar de fazer bem feito e fazer melhor tem saído na frente dos demais estados”, completa.

Já Freire, explica que Minas tem uma tradição forte em bebidas e um público que gosta de novidades. O empresário também destaca o posicionamento logístico estratégico e o forte ecossistema empreendedor do Estado, o que facilita o crescimento das marcas locais. “Além de exercer ao máximo o ditado ‘em Minas não tem mar, vamos para o bar’”, declara.

O diretor executivo da Xeque Mate Bebidas ainda avalia que as principais vantagens de atuar nesse segmento são a alta demanda e o espaço para inovação. Ele ressalta que as RTDs são fáceis de consumir e contam com um público fiel. No entanto, o empresário lembra os desafios envolvendo os impostos e a logística. “Nós temos que ser criativos tanto no produto quanto na operação”, diz.

O presidente do sindicato que representa o setor de bebidas em Minas Gerais ressalta que, além da Capital, também há muitas marcas de bebidas mistas no interior do Estado. Para ele, Belo Horizonte sai na frente das demais cidades mineiras por ser a capital e possuir um volume maior no comércio local. “Mas nós também temos muitas cidades do interior que tem despontado”, completa.

Confira algumas marcas mineiras de drinques prontos (RDTs):

  • Xeque-Mate;
  • Equilibrista;
  • Lambe Lambe;
  • Xá de Cana;
  • Stone Light;
  • Benerick’s;
  • Vanfall;
  • Spritz (Benerick’s Cockitail);
  • Off Bebidas;
  • Drink Pronto;
  • Ezjoy.

Expectativas para o futuro

De acordo com um relatório produzido pela consultoria IWSR, o mercado global de bebidas prontas deve apresentar um crescimento de 12% e movimentar US$ 40 bilhões entre os anos de 2022 e 2027. O estudo ainda aponta o Brasil como um dos mercados-chave no consumo de bebidas alcoólicas saborizadas.

Latas de cervejas zero álcool.
Foto: Diário do Comércio / Leonardo Leão

Marques afirma que as bebidas com baixo teor alcoólico e as RTDs não são apenas uma moda passageira, mas sim uma nova maneira de consumir bebidas alcoólicas. Ele explica que as pessoas estão migrando de opções com até 40% de álcool para versões mais suavizadas de 5% e 15% de teor alcoólico. “Essa é uma tendência que veio para ficar e não vai se modificar. A juventude vem absorvendo essa nova maneira de consumir bebida alcoólica”, aponta.

Para Freire, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e curioso. Ele também acredita que o mercado ainda tem muito espaço para inovação, novos sabores e formatos. “O mercado de RTDs só tende a crescer, e quem souber se conectar com o público com autenticidade e valores sólidos vai se destacar”, completa.

Um estudo realizado pela CGA by NIQ aponta para uma consolidação das bebidas prontas para consumo como uma das preferências do consumidor brasileiro. A pesquisa ainda destaca que esta não é apenas uma tendência passageira, mas sim um movimento que vem transformando o padrão de consumo no mercado.

Além disso, o consumo deste tipo de bebida pode ocorrer em diferentes ocasiões, com 31% dos consumidores de RTDs entrevistados consumindo durante refeições casuais, acima da média dos demais públicos (29%). Momentos como happy hours e eventos comemorativos também estão entre as preferências.

Outra informação apresentada pelo estudo feito pela CGA é que 87% das pessoas que consomem drinques prontos afirmam estar dispostas a pagar mais por uma bebida de maior qualidade. Essa taxa é 17 pontos percentuais (p.p.) acima da média dos demais consumidores. Esse cenário oferece uma oportunidade para as marcas lançarem versões premium, voltadas para um público em busca de novas experiências.

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