Economia

Videojet transfere fábrica para Extrema

Videojet transfere fábrica para Extrema
A empresa já começa a operar no novo espaço de 3 mil metros quadrados, na cidade do Sul de Minas, a partir do próximo mês | Crédito: Videojet / Divulgação

A Videojet, empresa líder mundial de mercado no setor de codificação, marcação e impressão, está transferindo as operações industriais de Barueri (SP) para Extrema, no Sul de Minas Gerais. Embora não revele o investimento, a multinacional espera duplicar sua capacidade de produção, logística e oferta de serviços nos próximos dez anos. De imediato, a mudança já irá permitir um incremento de 40% no limite das operações. Já o escritório administrativo será mantido em São Paulo.

De acordo com o presidente e CEO da Videojet Brasil, Aimbere Maciel, a escolha por Extrema foi estratégica, dado o posicionamento geográfico da cidade, que tem se firmado, nos últimos anos como importante centro logístico nacional, abrigando importantes players do segmento de distribuição e logística. Pesou também o fato de alguns dos principais clientes da Videojet estarem nas proximidades.

“Na unidade de Barueri estávamos operando no limite da produção e precisávamos de uma planta industrial mais ampla para abrigar nosso crescimento. Além disso, pensando nas demandas da indústria 4.0 e da necessidade da rastreabilidade de produtos ao longo da cadeia, a nova planta vai abrigar também um laboratório de visão e inspeção, de maneira que consigamos ampliar nossa oferta de serviços aos clientes”, revelou.

A empresa já começa a operar no novo espaço de 3 mil metros quadrados a partir do próximo mês. Para Maciel, a expectativa é que a nova fábrica possibilite um crescimento gradual e exponencial para a Videojet, permitindo à empresa aumentar também a carteira de clientes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O mundo vive um momento desafiador por causa da pandemia de Covid-19, mas isso não nos impede de continuar acreditando e investindo no Brasil e em nosso negócio. Buscamos incessantemente atualizar nossa operação, com equipamentos novos de alta tecnologia. Nosso objetivo é oferecer maior agilidade, flexibilidade e capacidade de entrega”, afirmou.

O governador Romeu Zema (Novo) destacou a importância do investimento para fomentar a economia e a geração de renda na região, citando-o como mais uma prova de que os esforços do Estado para desburocratizar e simplificar a vida de quem quer empreender e gerar mais empregos e renda estão surtindo efeitos na prática. “Eliminamos mais de 350 decretos e portarias para destravar o desenvolvimento de Minas Gerais. Somos um Estado amigo do investidor, tanto que, desde o início do nosso governo, já batemos a marca de R$ 120 bilhões de investimentos atraídos até agora”, disse.

Já o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema e atual diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado (Indi), Adriano Carvalho, comentou que o anúncio faz parte da consolidação da região como importante polo logístico e, ao mesmo tempo, confirma a atratividade de Minas Gerais.

Empresa tem 40% de market share 

Atualmente, a Videojet atende diversos mercados, como o alimentício e de bebidas, com soluções de codificação em linha de produção dos mais variados tipos de produtos, como pães, bebidas, doces, laticínios, carnes, frutas e verduras, ração para animais e até em ovos. Outro mercado atendido é o de produtos farmacêuticos e de consumo, com a impressão em cosméticos, itens de higiene pessoal, produtos para casa e dispositivos farmacêuticos e médicos.

A empresa também atua no mercado industrial com a impressão e etiquetação em produtos automotivos e aeroespacial, materiais de construção, eletrônicos e componentes elétricos, além de fios, cabos, canos e tubos.

“Temos 40% de participação no mercado, o que significa dizer que a dispensa dos brasileiros está repleta de nossos produtos e serviços. Temos orgulho dessa representatividade. Ano passado, mesmo com a pandemia, conseguimos crescer 5% em relação ao ano anterior. E esperamos, nos próximos anos, um desempenho de 8% a 10% maior”, adiantou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas