Vivo amplia cidades mineiras com fibra óptica e reinaugura loja conceito em BH

Na última segunda-feira (4), a Vivo anunciou a chegada do serviço de internet banda larga com fibra óptica (Vivo Fibra) nos municípios de Ouro Preto e Leopoldina. Ainda nesta semana, na sexta-feira (8), a concessionária deve comunicar, de igual forma, o atendimento a Mariana, Ituiutaba e Caratinga, localidades que fazem parte do plano de expansão da rede no Estado.
De acordo com a companhia, somente neste ano 25 municípios mineiros tiveram a ativação da banda larga de ultravelocidade. Com essa ampliação, a Vivo passa a estar presente nos domicílios de mais de 1,7 milhão de pessoas com a fibra óptica e chega a um total de 59 municípios do Estado cobertos com o serviço, que é a aposta do crescimento da empresa.
Conforme afirma o diretor da Vivo em Minas Gerais, Renato Gomes, no que diz respeito à fibra, os dados do 2º trimestre de 2021 revelam que a Vivo adicionou 300 mil novos acessos de tecnologia Fiber To The Home (FTTH), por meio da construção de novas antenas e da conexão de cabos fibra, que permite avanços na qualidade de sinal da internet mesmo em horários de pico ou com muitos aparelhos conectados à rede.
“O dado representa um aumento de 41,3% em relação ao ano anterior, com receita superior a R$ 1 bilhão e alta de 49,7% na comparação anual. Investimos mais de R$ 2,2 bilhões, valor 18% maior quando comparado ao segundo trimestre de 2020, e aumentamos nossas coberturas móvel e fixa”, aponta Gomes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O futuro do 5G
No que diz respeito à tecnologia 5G, Gomes avalia que o padrão de “quinta geração” da rede responsável por conectar aparelhos à internet impulsione a digitalização no país e mude a relação do ser humano com a vida e das empresas com os negócios, como é o caso da alta velocidade, pela qual o diretor aposta na criação de um ambiente propício a experiência mais imersivas e que irão unir o mundo virtual e real, com soluções de realidade aumentada, por exemplo.
“De forma geral, espera-se que o 5G traga benefícios em três campos principais: internet móvel de alta qualidade; comunicações de missão crítica, que demandam uma conexão ultra estável, ultra confiável e de baixa latência como, por exemplo, o controle remoto de infraestruturas em fábricas, carros autônomos e robôs industriais; e a internet das coisas, que possibilita a conexão massiva de sensores, com novas aplicações digitais para um grande número de indústrias”, opina Gomes.
No entanto, o futuro do 5G no país depende de leilão previsto para 4 de novembro, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá ofertar radiofrequências nas quais os sinais de internet são transmitidos.
Movimentar a economia local
A rede de fibra óptica da Vivo atende, hoje, 293 municípios de todas as regiões do país, com 17,3 milhões de domicílios cobertos apenas com o serviço anteriormente relacionado. Em novembro deste ano, a empresa prevê a ativação também em Monte Carmelo, o que tornará a tecnologia presente em 60 municípios de Minas Gerais.
Ainda de acordo com o diretor da Vivo em Minas Gerais, a escolha pelos municípios que terão o serviço passa por critérios técnicos e aqueles relacionados ao número de habitantes, à infraestrutura, à demanda e à viabilidade econômica. No entanto, Gomes ressalta que a empresa também avalia os benefícios que determinado investimento pode levar aos municípios.
“Depois de todas as negociações feitas com os órgãos públicos locais, precisamos de pessoas para fazer acontecer, ou seja, geramos empregos para a comunidade, além de ofertar serviços de melhor qualidade à população e incentivo à concorrência. Somente no que se refere a infraestrutura, geramos postos de trabalho para construção da rede subterrânea e aérea para passar os vários quilômetros de cabo óptico e construir as caixas de telefonia”, conta Gomes.
Loja conceito em Belo Horizonte
Nesta quinta-feira (7), a Vivo reinaugurou a loja localizada na Avenida Afonso Pena, na região central da capital mineira. Nos últimos três meses a unidade passou por reformas para receber uma estrutura centrada na experiência dos clientes que a partir de agora poderão “degustar” serviços oferecidos pela telefônica, smartphones e acessórios.
Com 385m², o espaço conta também lixeira de descarte de resíduos eletrônicos. A partir dessa proposta de sustentabilidade, a loja também segue o modelo paperless, no qual não há uso de papéis nas operações de assinaturas de contratos e materiais publicitários e informativos.
No local, os interessados poderão avaliar serviços como planos de telefonia móvel e Vivo Fibra, e produtos do portfólio da empresa, como smartphones, smartwatches, tablets, repetidores Wi-Fi, além de produtos inteligentes como o robô aspirador, a balança digital com bioimpedância, os rastreadores e carregadores sem fio, as assistentes virtuais que funcionam integrados a uma rede Wi-Fi, e dispositivos de Casa Inteligente, entre câmeras de segurança, sensores de abertura de porta/cofres/janelas, lâmpadas e tomadas.
Ouça a rádio de Minas