Economia

Volks anuncia investimento de R$ 13 bilhões em suas três fábricas em São Paulo

Montante integra os R$ 16 bilhões que serão investidos pela montadora no Brasil até 2028
Volks anuncia investimento de R$ 13 bilhões em suas três fábricas em São Paulo
A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil | Crédito: Reprodução Site Volkswagen

São Paulo – A Volkswagen do Brasil vai investir R$ 13 bilhões em suas três fábricas no estado de São Paulo. O anúncio foi feito na sexta-feira (23), na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O montante faz parte do total de R$ 16 bilhões que serão investidos pela montadora no Brasil até 2028.

Com os novos valores, a fábrica Anchieta vai receber dois veículos inéditos, a unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil e a fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

Esses modelos integram uma nova família de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e total flex.

Os projetos da empresa envolvem ainda dois lançamentos que já ocorreram: o novo T-Cross, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.

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“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País”, afirma o chairman executivo da Volkswagen América do Sul, Alexander Seitz.

“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028”, afirma, CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

História

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Em São Paulo, a montadora conta com seu centro de design e engenharia em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da matriz, na Alemanha.

A área conta com quase mil profissionais que atuam na engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de inovação e tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores total flex.

Principais inovações da montadora

  • 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica;
  • 2000: lançamento do motor 1.0 turbo 16 V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta;
  • A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati;
  • 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex;
  • A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção;
  • 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e primeiro carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa;
  • 2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros;
  • 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo;
  • O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas;
  • O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Reportagem distribuída pela Folhapress

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