Volkswagen vai iniciar produção de ônibus elétrico no Brasil no 2º semestre

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta terça-feira que vai começar a montar seu primeiro modelo de ônibus elétrico no segundo semestre deste ano, entrando em um mercado que está sendo disputado atualmente por rivais asiáticos como Higer e BYD e nacionais como Mercedes-Benz.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, parte do grupo alemão Traton, começou a produzir um caminhão elétrico urbano em 2021 e o novo ônibus elétrico da empresa tem tecnologias e componentes compartilhados com o veículo diante das “condições severas de operação no país“, afirmou a montadora que tem um complexo fabril em Resende (RJ).
O ônibus elétrico da Volkswagen, chamado de e-Volksbus, iniciou primeiros testes em maio do ano passado. O modelo para uso urbano tem autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade, afirmou a montadora.
Componentes do e-Volksbus
O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
Ouça a rádio de Minas