Economia

Voll desenvolve solução inédita de pagamento digital

Voll desenvolve solução inédita de pagamento digital
Crédito: Divulgação

Eliminar etapas e consolidar o processo em uma só solução é a proposta da Voll para os gestores de viagens corporativas. A scale-up, sediada em Belo Horizonte, é uma agência de viagem on-line especializada em atender empresas com grande volume de viagens. Para fechar o processo, da tomada de preços até a prestação de contas e pedidos de reembolso, a empresa lançou em outubro o Voll Pay. A solução em meio de pagamento digital promete segurança e autonomia para o colaborador, enquanto garante agilidade e economia para as empresas ao reduzir custos a partir da otimização de processos.

Por meio do Voll Pay, o colaborador da empresa que precisar contratar um serviço ou comprar um produto, esteja ele ou não em viagem, não precisará realizar pedidos de adiantamento de valores e nem se preocupar com o reembolso de suas despesas. Os pagamentos serão feitos de forma digital, a partir de valor predeterminado por seu gestor para cada tipo de despesa, gerando dados unificados daquela transação.

De acordo com o CEO e cofundador da Voll, Luciano Brandão, a fragmentação da jornada dificulta que a empresa tenha uma visão holística do processo, não permitindo ver que a economia em uma determinada fase pode ter efeito reverso ao final do processo.

“O custo de cada parte pode não somar o melhor preço no final. Esse prejuízo é exponencial em uma empresa grande. Um exemplo simples: uma passagem mais barata com saída do aeroporto internacional pode não compensar financeiramente quando levado em conta o valor e o tempo gasto no deslocamento em relação ao aeroporto central. Há dez anos a gestão de viagem era voltada apenas para custo, mas hoje existe uma preocupação também com a experiência do colaborador durante a viagem. Isso impacta na retenção de mão de obra. A boa experiência aumenta o engajamento”, avalia Brandão.

A novidade é uma tendência do mercado de pagamentos digitais que cresce em ritmo acelerado. Segundo um estudo da PwC, o volume de pagamentos digitais no mundo deve aumentar em mais de 80% até 2025, com as transações passando de cerca de um trilhão para quase R$ 1,9 trilhão por ano. Até 2030, o total deve quase triplicar.

Outra propensão desse mercado, apontada pelo estudo da PwC, é a inclusão de consumidores e de varejistas nesse contexto. O número de transações feitas por meio do Pix cresceu mais de 3.600% de novembro de 2020 a novembro de 2021, segundo o Banco Central (BC).

“Somos proprietários da nossa tecnologia. Trazemos para a cesta de viagem corporativa todas as ferramentas. Com o Pix fechamos essa parte de mobilidade. Nosso objetivo é que o viajante possa sair e chegar usando apenas o aplicativo. A jornada do viajante corporativo acontece em diferentes momentos e a nossa visão é a de que tenha o melhor canal para cada um desses momentos e, sempre, um atendimento humanizado. A solução de imprevistos requer empatia e agilidade, não dá pra ser feito por um robô”, pontua.

Em 2022, a empresa superou todas as metas de crescimento em receita e volume de negócios. Para o ano que vem, o objetivo é repetir o resultado trabalhando a divulgação do Voll Pay, considerado um diferencial único. Em fevereiro de 2020, a empresa tinha cerca de 20 colaboradores, hoje são 320.

“Este foi um ano incrível e a expectativa para o ano que vem é dobrar novamente. O Voll Pay gera valor não só para ao gestor de viagens mas também para outros setores como o jurídico, com menos reclamações trabalhistas;  financeiro, que não precisa mais fazer adiantamentos; RH, que cria engajamento com a maior satisfação do funcionário; e ESG, já que o pagamento digital tem emissão zero de carbono, por exemplo. Além disso, com as informações vindas do sistema, a empresa consegue aumentar a segurança, melhorando a previsibilidade e evitar fraudes e desvio de uma forma muito mais efetiva. E assim, no fim do dia, mais uma vez, acontece a redução de custos”, completa o fundador da Voll.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas