Economia

Com operação em Contagem, Wabtec projeta crescimento de 28% em desenvolvimentos ferroviários

Neste ano, Wabtec implantará um Centro Global de Engenharia, o primeiro da empresa na América Latina, em Contagem
Com operação em Contagem, Wabtec projeta crescimento de 28% em desenvolvimentos ferroviários
A fabricação de locomotivas é um dos destaques da linha de produtos da unidade da Wabtec em Contagem | Foto: Divulgação Wabtec

Líder global de equipamentos para o ecossistema de ferrovias, a Wabtec segue direcionando esforços para modernizar as operações em Minas Gerais, concentradas majoritariamente em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com os novos aportes, a multinacional norte-americana, que acumula R$ 150 milhões em investimentos nos últimos dez anos, projeta avançar 28% em produção no próximo ano.

Uma das principais frentes do negócio é a fabricação de locomotivas, com modelos desenvolvidos pensados nas ferrovias nacionais, adaptados para trafegar em serras, como as de Santos (SP) e Paranaguá (PR). “Em 2008, começamos a trazer para o Brasil as principais tecnologias desenvolvidas nos Estados Unidos. Já em 2011 e 2012, alcançamos 50% de nacionalização nas locomotivas de grande porte, atuando com protagonismo na substituição das máquinas antigas por modelos com melhor eficiência”, detalha o presidente e líder regional da Wabtec na América Latina, Danilo Miyasato.

Segundo ele, nos próximos dois anos, a empresa deve atingir a marca de 1000 grandes fabricações. Do total, o executivo detalha que 85% são destinadas ao mercado nacional e 15% para exportação em países como Uruguai, Austrália, Chile, além do continente africano.

Além das locomotivas, a Wabtec trabalha em outras múltiplas frentes, como sistemas digitais de apoio à condução, modernizando máquinas e infraestrutura. Além disso, a empresa também é responsável pela fabricação de peças e componentes para vagões de carga e passageiros. “Produzimos mais de 20 mil portas para metrôs e trens urbanos”, acrescenta Miyasato.

Uma das novidades para 2025 é a implantação de um centro global de engenharia, o primeiro da empresa na América Latina, e a ativação de uma nova linha de produção de locomotivas em Contagem. Com aportes de R$ 25 milhões, a ideia é fortalecer áreas ligadas ao segmento de tecnologia e novos produtos para atender à crescente demanda do setor ferroviário.

“O nosso centro de engenharia reforça mais de 60 anos de expertise e amplia a capacidade de resolver desafios da ferrovia de forma sustentável. Já geramos 300 posições e queremos chegar a 500, desenvolvendo e retendo talentos”, ressalta o executivo.

Consolidação em Contagem foi impulsionada por demanda e vocação industrial

A consolidação das atividades em Contagem, segundo ele, é resultado da excelência técnica e protagonismo na indústria de ferrovias do município. A região concentra importantes oportunidades para o crescimento do negócio, como mão de obra qualificada e mercado em expansão devido às renovações e concessões do setor.

Somado a isso, a localização estratégica atende ao aumento da demanda de cargas no Estado nos últimos anos, especialmente em setores como minério, celulose e produtos agrícolas. “Estar em Contagem nos garante proximidade com clientes e projetos estratégicos, o que fortalece nossa capacidade de atendimento e de suporte ao desenvolvimento do setor”, pontua Miyasato.

Para os próximos anos, a tendência é que a empresa cresça em frentes estratégicas ligadas à tecnologia e sustentabilidade. A ideia é que a Wabtec protagonize a jornada da descarbonização no setor ferroviário, com soluções pioneiras, como o uso de motores alternativos em locomotivas, como biodiesel, gás natural e etanol.

“Nos primeiros testes, já alcançamos mais de 50% de substituição, em parceria com a equipe dos Estados Unidos e o nosso centro de Engenharia. Vamos avançar nos próximos ciclos apoiando a agenda de sustentabilidade e descarbonização, para contribuir de forma efetiva na redução de carbono”, finaliza o executivo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas