Economia

Xodó reage a teste de plotagem que usava nome da marca no espaço onde funcionou por 60 anos

Responsável pela Vila Mineiridade diz que uso do nome foi apenas um teste e que a identidade visual já foi retirada
Xodó reage a teste de plotagem que usava nome da marca no espaço onde funcionou por 60 anos
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alisson J. Silva

Quem acompanha as atualizações da tradicional hamburgueria de Belo Horizonte, Xodó, nas redes sociais viu, na última terça-feira (2), o posicionamento da marca sobre uma suposta utilização indevida do nome da lanchonete. Na véspera, os proprietários do Xodó haviam flagrado plotagens de um empreendimento desconhecido, que vai funcionar como restaurante e levaria o nome “Xodozim da Vila”, no antigo endereço onde a hamburgueria esteve instalada por 60 anos, em frente à Praça da Liberdade, na esquina da Avenida João Pinheiro com a Rua Gonçalves Dias.

A situação deixou a proprietária da marca, Juliana Motti, incomodada porque, segundo ela, tratava-se do uso indevido de um nome construído pela família ao longo de gerações. “Passamos todos os dias pelo local e, dessa vez, fomos surpreendidas por plotagens no antigo espaço do Xodó, utilizando uma menção à nossa marca. Não fomos consultados e não sabíamos sobre a situação”, disse.

Xodozim da Vila
Foto: imagem cedida ao Diário do Comércio

Diante do caso, a lanchonete usou as redes sociais para negar qualquer vínculo com o novo estabelecimento que vai ocupar o espaço do antigo Xodó. “O estabelecimento não pertence ao Xodó e não está a ele vinculado de qualquer forma. O Xodó ressalta que é titular da marca nominativa e figurativa ‘Xodó’, e sua reprodução não autorizada configura crime contra a propriedade industrial, a ser apurado e respondido em todas as esferas cabíveis”, escreveu a empresa.

Do outro lado, o realizador da Vila Mineiridade, espaço voltado para gastronomia e artesanato que integra o Natal da Mineiridade, Aluizer Malab, explicou que as plotagens haviam sido feitas em um contexto de teste. “Com essa correria da Vila Mineiridade, ainda não abrimos o espaço e acabei me atropelando um pouco, fazendo testes para o local. Ainda nem sei quando o espaço vai abrir, mas sugeri o nome ‘Xodozinho’ como uma forma de carinho por um lugar que é de tanto afeto para todos nós, belo-horizontinos”, explicou.

Xodozinho da Vila
Foto: Imagem cedida ao Diário do Comércio

Malab afirmou que, por se tratar de um teste para um espaço da Vila Mineiridade, não abriria o restaurante temporário sem consultar previamente os responsáveis pela lanchonete Xodó. “O pessoal passou pelo local quando estávamos fazendo testes e eu não estava, mas imediatamente pedi para retirar. Não tínhamos a intenção de desrespeitá-los e eu não abriria sem procurá-los”, justificou.

Segundo o realizador, o restaurante que vai ocupar o antigo espaço do Xodó será temporário e funcionará até o dia 6 de janeiro. No local, funcionará um ponto de apoio para alimentação das pessoas que forem visitar as instalações de Natal na Praça da Liberdade e da Vila Mineiridade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas