Zema visita instalações de fábrica de hidrogênio verde no Japão

O governador Romeu Zema (Novo) conheceu as estruturas de uma fábrica de hidrogênio verde que poderá ser instalada em Minas Gerais. A visita ocorreu durante a passagem do chefe do Executivo na província de Yamanashi, em missão oficial no Japão.
A fábrica pertence à empresa P2G, que está produzindo hidrogênio verde, a partir da geração de energia fotovoltaica. O uso de painéis solares tem como objetivo reduzir os custos de produção. Segundo o governo de Minas, a unidade poderia ser replicada no Estado. Durante a visita, Zema destacou o fato do Estado ser o maior produtor de energia solar do Brasil.
“Graças ao nosso sol, e agora, também, ao Lítio do Vale do Jequitinhonha, essencial para produção de baterias elétricas, somos talvez o Estado no mundo com as melhores condições nesse momento de transição energética. Já temos hoje nossa matriz quase 100% limpa e podemos ajudar o mundo a seguir os nossos passos rumo a descarbonização”, afirmou.
Dentre as ações que visam uma transição energética para fontes limpas em Minas Gerais, está a instalação de uma fábrica de geradores de hidrogênio verde. O projeto foi lançado em março deste ano e o empreendimento pertence ao grupo alemão Neuman & Esser (NEA) e conta com o apoio da Invest Minas. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 70 milhões na construção da fábrica. Além disso, serão gerados aproximadamente 75 empregos diretos e outros 200 indiretos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, o Estado conta com um Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), localizado no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas Gerais, que apoia as indústrias na transição energética e descarbonização de seus produtos e operações.
De acordo com o diretor-geral da Neuman & Esser e sua subsidiária Hytron, Marcelo Veneroso, essas duas iniciativas podem contribuir para a criação de uma espécie de corredor sustentável de hidrogênio verde.
Além disso, recentemente, a planta de produção de hidrogênio renovável, instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada no Rio Paranaíba, entre Araporã, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara, Goiás, recebeu o certificado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O documento serve para comprovar a origem renovável do hidrogênio produzido na planta. O H2V da usina é produzido por meio do uso de energia hídrica e fotovoltaica.
Acordo de cooperação
O Governo de Minas Gerais e a Província de Yamanashi assinaram, nessa quarta-feira (15), um novo memorando de entendimento entre as duas regiões, na cidade japonesa de Kofu. O objetivo é ampliar a parceria entre mineiros e japoneses na promoção de intercâmbio de tecnologias e culturas, em especial nos temas relacionados à transição energética.
Essa relação nipo-brasileira é a mais antiga ainda vigente entre o Estado e outras regiões em todo o mundo, com 50 anos completados. Desde então, as duas regiões têm promovido ações que geram benefícios em diversas áreas. Minas é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e Caribe.
O acordo ainda estabelece a promoção do intercâmbio de jovens, de práticas esportivas, além de intercâmbio turístico e cultural focados em patrimônios mundiais. Com a renovação da parceria, as duas regiões se comprometem a compartilhar projetos conjuntos com base na iniciativa “comunidade global” que consiste em integrar ações entre instituições acadêmicas e artísticas de mineiros e japoneses.
Além do governador Romeu Zema e do governador de Yamanashi, Kotaro Nagasaki, também assinam o novo memorando o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e o cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba. (Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas