Economia

Zema lidera, mas Kalil cresce, segundo pesquisa Ipec

Zema lidera, mas Kalil cresce, segundo pesquisa Ipec
Crédito: Antonio Augusto / TSE

São Paulo – Pesquisa Ipec, realizada em entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada na terça-feira (6), aponta que o atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), segue liderando a disputa para o governo de Minas Gerais, e oscilou positivamente na margem de erro em relação ao levantamento anterior. Ele foi de 44% para 47% das intenções de voto.

Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que está em segundo lugar, cresceu de 24% para 31% no cenário estimulado, ou seja, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Por ter 47% das intenções, e a soma dos outros candidatos ser 37%, Zema seria reeleito no primeiro turno, de acordo com a pesquisa.

Os demais candidatos aparecem bem mais atrás. Carlos Viana (PL) oscilou para baixo, passando de 3% para 2% dos votos. Os demais tiveram 1% cada um. Os candidatos Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram.

A pesquisa ouviu 1.504 eleitores de Minas Gerais entre os dias 3 e 5 de setembro, com custo de R$ 117.132,17. A confiabilidade, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-02838/2022.

Espontânea

A pesquisa também testou um cenário espontâneo, ou seja, quando os eleitores indicam em quem pretendem votar sem a apresentação prévia dos nomes. O resultado revelou que a quantidade dos entrevistados que ainda não sabem em quem vão votar caiu de 40% para 35%.

Zema segue à frente de Kalil, com 32% e 20%, respectivamente. Em relação ao levantamento anterior, os dois oscilaram positivamente na margem de erro, sendo que o atual governador foi de 30% para 32%, e o ex-prefeito de BH passou de 17% para 20%.

Apesar de citados, Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), não pontuaram.

Segundo turno

O Ipec também testou um cenário de possível segundo turno entre Zema e Kalil. A pesquisa mostrou que o atual governador segue como favorito, no entanto, a diferença entre os dois caiu. O candidato do Novo se manteve no mesmo patamar (52%), e Kalil cresceu de 30% para 34%.

CDL/BH lança plataforma para mobilizar empresários

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) lançou a plataforma Eleições 2022 – O Comércio em Ação, que tem como objetivo mobilizar empresários do setor de comércio e serviços em torno de uma pauta prioritária para a melhoria do ambiente de negócios na capital mineira e apresentá-la aos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual, especialmente.

Por meio do portal www.eleicoes2022.cdlbh.com.br, os candidatos e candidatas que disputam cargos públicos por Minas Gerais nas eleições 2022 poderão assinar uma Carta de Compromisso, firmando seu apoio às pautas importantes para o setor de comércio e serviços. A adesão é voluntária.

Além da CDL/BH, também participam da iniciativa a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão), Associação Mineira de Supermercados (Amis) e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Aessspro-MG), Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH, Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac/MG), Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau (BHC&VB), Mercado Central e Sindicato dos Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza e Similares (Sindbeleza MG)

Temas

No início de agosto, as entidades participantes definiram uma agenda de temas e diretrizes para alavancar o setor de comércio e serviços. Foram elencadas como pautas prioritárias para o segmento, a desburocratização, o desenvolvimento econômico, o fomento à inovação e as melhorias ao ambiente de negócios.

As entidades avaliam que o momento é oportuno para colocar os temas importantes para o setor na agenda pública e, assim, impulsionar a retomada do crescimento, do investimento e do emprego.

“Para continuarmos avançando na recuperação da economia, é preciso trabalhar próximo do Legislativo e Executivo. Temos de construir um ambiente de negócios favorável, principalmente para as micro e pequenas empresas, que são as que mais geram empregos em nosso Estado, com legislações e processos mais simples, mais amigável ao empreendedorismo. Esse ambiente estimula a todos: aos empresários e trabalhadores”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Para o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, o projeto reforça a necessidade de união das entidades do setor produtivo em prol das pautas prioritárias. “Precisamos nos manter unidos em busca de melhorar o ambiente de negócios do nosso estado e do país, com menos burocracia para se empreender. Precisamos lutar para diminuir o tamanho da máquina pública e os privilégios de poucos para que a renda seja melhor distribuída na sociedade e, assim, o comércio volte a ser pujante”, destaca.

“O setor produtivo, especialmente o comércio, do qual somos representantes, e o poder público, tanto o Executivo quanto o Legislativo, precisam caminhar na mesma direção. Por tudo aquilo que representa, como essencial no dia a dia das pessoas e na geração de emprego e renda, o setor supermercadista merece a atenção quanto a temas como a desburocratização da sua atuação, a simplificação tributária e menos encargos para contratação de pessoas”, avalia o presidente do Conselho Diretor da Amis, Alexandre Poni.

Adesão

A adesão ao movimento também é aberta a empresários e empreendedores. Para se juntar ao movimento em apoio ao setor de comércio e serviços, basta acessar o hotsite da ação: www.eleicoes2022.cdlbh.com.br e assinar o manifesto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas