CASACOR Minas: arte por toda parte
A experiência de visitar a CASACOR Minas vai muito além de conhecer os projetos arquitetônicos. Ao caminhar por cada um dos 62 ambientes desta edição, o público poderá encontrar uma série de estímulos e sensações ao longo do percurso. A conexão da mostra com a arte é um bom exemplo de que uma casa precisa de mais elementos, além de um projeto inteligente, para ser considerada um lar.
Nesta edição, a CASACOR Minas conta com uma galeria, que tem projeto assinado pela arquiteta e designer Juliana Vasconcellos. A ideia foi fugir do convencional, rompendo com velha tradição das paredes brancas. No projeto de Juliana Vasconcellos, a galeria assume uma dramaticidade, que é impactante aos olhos, valorizando as obras de arte apresentadas. Ao longo de todo o período de realização da mostra, o espaço recebe uma programação de exposições, individuais e coletivas. Algumas, com parte do acervo de galeristas que se destacam no cenário de Belo Horizonte, compondo uma seleção primorosa. Até este domingo (25), o público ainda pode conferir parte do acervo da Mitre Galeria, formado por trabalhos de diferentes linguagens, assinados por 14 artistas: Alice Ricci, Ayla de Oliveira, Benedikt Wiertz, Caio Carpinelli, Davi de Jesus do Nascimento Diego Mouro, Éder Oliveira, Gisele Camargo, Hariel Revignet, Isa do Rosário, Marcel Diogo, Marcos Siqueira, Rafael RG, Wallace Pato. Na próxima semana, será a vez da Hogar apresentar sua curadoria.
Arte nos ambientes
Além da galeria, diversos outros ambientes exploram a conexão da arte com a arquitetura e com a decoração, possibilitando experiências envolventes, como é o caso do Bilheteria, de Isabela Vecci, que recebeu uma grande intervenção no formato de lambe-lambe, assinada pelo artista Preto Mateus. Vista-se, de Luisa Mano, conta com uma coleção de registros da fotógrafa Leca Novo, relevando os bastidores de um desfile de moda. Na Sala de Banho e Quarto de Vestir, de Gislene Lopes, chama a atenção uma peça do renomado escultor Bruno Giorgi. Na Sala do Piano, de Rodrigo Moura e Daniela Jabour, o destaque fica por conta de uma tela, em litografia e das icônicas caixas de vidro, da artista Thais Helt, com peças das séries “Tempo impresso” e “Quase um museu de objetos esquecidos”. O espaço ainda tem esculturas da artista e ceramista Erli Fantini, que contabiliza mais de 50 anos de carreira.

O Studio Urbano, de Bruno Câmara e Marcela Machado, abriga uma curadoria de obras assinadas pela Galeria Murilo Castro, com peças de Christus Nóbrega, Camille Kachani e Aline Setton, além de adornos, como o icônico cachorro em madeira, de Marcos de Sertânia. No Living Fragmentos, de Janaina Araújo, um espaço dedicado à apreciação da arte, a curadoria foi desenvolvida em parceria com a Galeria Hogar e apresenta uma seleção de peças assinadas, reunindo técnicas distintas, como pintura, escultura, litografia e construções a partir de retalhos de tecidos e costura, produzidos pelos artistas: Will, Douglas Carlos da Silva, Natan Dias, Marco Túlio Resende, Renato Morcatti e Marco Vinhal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

O Hogar Concept, ambiente com assinatura de Cris Capanema, reúne pecas de Marco Túlio Resende e Renato Morcatti. “A arte possui um papel fundamental nos meus ambientes. Ela traduz a essência do espaço e o sentimento envolvidos, possibilitando um olhar criterioso e envolvente. Uma obra de arte bem escolhida é capaz de abraçar o espaço e fazer com que o usuário se sinta envolvido pelo universo de cada um dos trabalhos ali representados. Para o nosso ambiente deste ano, selecionamos peças de dois artistas mineiros, que reúnem trabalhos provocativos, além de obras carregada de memórias”, destaca Cris Capanema.
Ao visitar o Estúdio dos Reflexos, de Túlio Henrique, o público será surpreendido com uma composição de telas do carioca Kakati de Paiva. Casa Opulente, ambiente do estreante Maycon Altera, tem telas e esculturas, de artistas como Israel Kislansky e Valdelice Neves.
O Balnear Deca, de Evandro Melato e Pabrício Amaral, apresenta uma seleção de peças dos artistas Renato Morcatti, Osmundo Teixeira e Marcus Amaral. Um dos trabalhos que chamam a atenção é a escultura Homem de Papel, de Marcus Amaral.

A Escola Carneiro, ambiente de Amanda Silva, é, na verdade, um ateliê que abriga uma programação de aulas de pintura ao longo do período de realização da mostra. O público terá a oportunidade de conhecer a estrutura de uma escola de artes bem como conferir in loco a realização de uma série de aulas de pintura.
O Espaço Avosidade, Alex Rousset e Ana Vaz, por si só já é uma grande intervenção artística. A começar pela grande instalação têxtil, de Ana Vaz, que recobre todo o ambiente, como um útero, que envolve e protege os visitantes. A ideia foi criar um clima que sugere o renascimento. Ao fundo, destaque para a obra “Festejar as estrelas”, de Gustavo Brito (Pé de Pavão), formando um grande painel, de 2,20m por 2,20m.

Na Loja Da Vila Cerâmica, de Joana Hardy, a proposta foi traduzir a essência do universo da cerâmica em um ambiente que reúne texturas, materiais naturais e a cor para celebrar o trabalho artesanal. As peças, dispostas pelo ambiente em formato de exposição, possibilitam que o público possa tocá-las, facilitando a apreciação de cada uma delas. O espaço ainda conta com uma coleção criada especialmente para a CASACOR Minas e que pode ser adquirida no local.
As arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy, criadoras da Suíte de Hotel Memorável, convidaram a artista Aline Bergson a desenvolver um trabalho. ”Queríamos um pôr do sol e ela criou a obra “SUNSHINE” com ágata de fogo, citrino e quartzo transparente. O resultado nos surpreendeu, pois além de lindo ele transmite uma energia contagiante!”, destaca Thaysa Godoy. O espaço ainda recebe trabalhos do fotógrafo João Farkas e e de Marcos Coelho Benjamim.
Living do Colecionador, assinado pela arquiteta Ana Paula Paolinelli. O espaço foi pensado para abrigar as peças de um colecionador de arte, reúne trabalhos assinados por artistas reconhecidos no cenário brasileiro e internacional, como Abraham Palatnik e Zé Bento.
Na Cozinha Ítalo-Mineira, a arquiteta Rafaela Bruna convidou a artista (e também cozinheira), Luma Lage, para desenvolver um painel em azulejaria, que foi inteiramente desenhado à mão, com temas alusivos às culturas gastronômicas mineira e italiana. No The Box, de Francisco Morais, a tela de Rodrigo Tonani salta aos olhos.

A Suíte do Amor, de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, conta com uma curadoria de obras de arte planejadas para aguçar os sentidos, exaltando temas picantes. São trabalhos de Humberto da Mata, Júlia Panadés, Junia Penido, Susana Bastos, Sílvia Herval e Daniel Ribeiro. Na Copa Recortes, de Fernanda Abras e Luiza Janot, a seleção inclui trabalhos de artistas renomados no cenário mundial, como Christus Nóbrega, Kamille Kachani, Xico Chaves e Domingos Tótora. No Ateliê, de Gabriella Roiz e Jacqueline Roiz, a ideia foi representar o ateliê de um artista, reunindo todas as funcionalidades necessárias ao ofício. O espaço recebeu uma série de obras assinadas por Jacqueline Roiz, que também é artista plástica. No Petit Resort, de Adriana Gouveia, o destaque são as telas da mineira Geo Victor.
29ª CASACOR Minas Gerais
Data: até dia 15/09
Local: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – BH
Ingressos disponíveis no site ou na bilheteria do evento
Ouça a rádio de Minas