Especial

Codese-BH vai desenvolver projeto para o hipercentro

Para Elvis Gaia, estar entre os agraciados do Prêmio José Costa indica que a Codese está no caminho certo | Crédito: Alessandro Carvalho
Paralelamente ao projeto de requalificação do hipercentro, os demais grupos prosseguirão com suas discussões e elaboração do plano estruturante para a cidade

Antes mesmo da entrega do plano estruturante para o desenvolvimento da capital mineira a que se propôs, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) de Belo Horizonte, agraciado com o Prêmio José Costa – categoria “Qualidade da Democracia”, já planeja para 2023 sua primeira ação efetiva. Por meio de uma parceria com a prefeitura irá desenvolver um projeto de requalificação do hipercentro.

Para isso, vai criar um grupo de trabalho específico para o tema e discutir problemas e soluções juntamente de representantes de diferentes áreas da sociedade, entidades de classe e técnicos do Executivo municipal. Um dos urbanistas mais respeitados do Brasil, Washington Fajardo, também vai compor a equipe. Ele é ex-secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro e foi responsável pelo Programa Reviver Centro, que prevê reconfigurar a região da capital fluminense com investimentos e repovoamento em empreendimentos residenciais.

“O abandono e a degradação do hipercentro de Belo Horizonte foram apontados por todos nossos integrantes e parceiros. A decadência que a região vem sofrendo nas últimas décadas impede qualquer pensamento de futuro para a cidade. São problemas urbanos, de mobilidade e infraestrutura que culminam na fuga de capital e de pessoas. A qualidade do comércio local também se perdeu. Tivemos uma feliz coincidência de a PBH voltar suas atenções para a região em um momento que estamos buscando construir caminhos, o que culminou nesta parceria de requalificação”, explica o Diretor Executivo do Codese-BH, Elvis Gaia.

Mas o trabalho do Codese não para por aí. Paralelamente ao projeto de requalificação do hipercentro, os demais grupos prosseguirão com suas discussões e elaboração do plano estruturante para a cidade. Ao todo são cinco grupos de trabalho: desenvolvimento econômico, planejamento urbano, desenvolvimento social, educação e inovação e tecnologia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Formados por lideranças locais de diversos segmentos, o objetivo dos grupos é contribuir com o crescimento de Belo Horizonte. Todos já vêm trabalhando há meses e estão na fase final de construção e balizamento das ações.

Em agosto, o Codese-BH foi oficialmente constituído, com realização de assembleia, eleição do conselho, diretoria e desenvolvimento de um estatuto. “Um marco”, define o diretor.

Assim, em sua constituição formal como associação sem fins lucrativos, conta com os cinco grupos e mais de 60 entidades imbuídas a atuar de forma colaborativa com o futuro da capital mineira.

Codese-BH é agraciado na categoria Qualidade da Democracia

Outro importante marco, segundo Elvis Gaia, diz respeito ao reconhecimento deste trabalho. Para ele, estar entre os agraciados do Prêmio José Costa 2022 renova a energia de todos os envolvidos e indica que estão no caminho certo. O Codese-BH foi premiado na categoria “Qualidade da Democracia”, por tudo o que representa em termos de apontamentos e discussões em prol de um futuro comum.

“Recebemos a premiação com muita alegria, pois significa o reconhecimento de um projeto dessa natureza e dos esforços dessas entidades em tempos tão difíceis”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas