Especial

Curiosidades sobre a AngloGold Ashanti

Dom Pedro e Tereza Cristina | Crédito Arquivo Nacional
  • Em 1881, o casal imperial, Dom Pedro II e Imperatriz Tereza Cristina, visita Congonhas das Minas de Ouro (atual Nova Lima). Lá, são recebidos por Pearson Morrison, diretor-superintendente da Saint John del Rey Mining Company, hospedam-se na Casa Grande, onde, atualmente, funciona o Centro de Memória AngloGold Ashanti, e descem 457 metros de elevador para conhecer a mina de subsolo.
  • É possível fazer um tour pela casa do Centro de Memórias neste link
  • A AngloGold Ashanti é fornecedora exclusiva da marca de joias brasileira Vivara. A empresa foi escolhida pela rede de joalherias por seus altos padrões de governança e por seu compromisso com a segurança e com a sustentabilidade, garantidos por certificações como o London Bullion Market Association, conhecido como “Ouro Responsável”. A AngloGold Ashanti é a única mineradora que destina parte da produção de ouro à fabricação de joias comercializadas no mercado interno.
  • George Chalmers, mecânico britânico de 27 anos recrutado pela empresa para o cargo de diretor-superintendente é reconhecido por ter revolucionado todos os processos industriais e do sistema de trabalho e por levar a empresa a produções recordes após um grave deslizamento da mina em 1886. Permaneceu na direção da empresa por 40 anos.
Crédito: AngloGold Ashanti/Divulgação

Leia também

Mina mais profunda do Brasil está em Sabará

Dos ingleses até a AngloGold Ashanti

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas