Especial

DC reconhece ações alinhadas aos ODS

Desde 2007, o Prêmio José Costa já foi concedido a 65 empresas, entidades, ONGs e personalidades do meio empresarial | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC
Evento de premiação, que vai comemorar também os 90 anos do jornal, será realizado no dia 17 de novembro

Desde 2007, o Prêmio José Costa já foi concedido a 65 empresas, entidades, ONGs e personalidades do meio empresarial. Criado por meio de uma parceria entre o DIÁRIO DO COMÉRCIO e a Fundação Dom Cabral (FDC), chega, agora, à sua oitava edição mantendo o mesmo espírito: reconhecer empresas e iniciativas mineiras que se destacam em seus setores e compartilham os mesmos valores e ideais do fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Costa, que nomeia a premiação.

Na edição de 2022, que coincide com o 90º aniversário do DIÁRIO DO COMÉRCIO, o Prêmio alinha os seus critérios de reconhecimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.

De acordo com a presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, representantes de diferentes setores serão convidados para uma discussão ampla e conjunta em favor de um novo ambiente de negócios, responsável e com visão de futuro.

“Desde o início buscamos empresas e personalidades que estivessem alinhados com valores como integridade, inovação e liderança, tão caros à sociedade mineira e a nosso fundador, José Costa”, relembra Adriana Muls.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A festa de entrega dos prêmios, que vai comemorar também as nove décadas do DIÁRIO DO COMÉRCIO, será realizada no dia 17 de novembro. O tema desta edição, que conta com o apoio técnico do Instituto Orior, é “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”.

Nove iniciativas, empresas e personalidades serão reconhecidas nas categorias: Qualidade da Cidadania; Qualidade da Democracia; Qualidade de Vida; Qualidade Ambiental; Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica; Qualidade da Cultura e Educação; Geração e Distribuição de Riquezas;  Produção Responsável e Competitividade e Personalidade 2022. As iniciativas são avaliadas segundo a efetividade, inovação, impacto e replicabilidade.

“Precisamos entender o perfil e o papel da liderança. E em que medida cada um de nós pode ser um líder. O mundo vive uma crise de liderança e precisamos conhecer quem são os novos líderes que já estão surgindo com essa nova mentalidade, resolvendo o problema de forma genuína, dentro da agenda da nova economia. Essa agenda tem que estar dentro das organizações, e o nosso objetivo é contribuir com o Prêmio e com a prática diária de um jornalismo propositivo e responsável”, pontua a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas