Diário do Comércio adere ao Pacto Global da ONU
O Diário do Comércio acaba de aderir ao Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa que visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de boas práticas que objetivam a construção de um mundo mais justo e sustentável com base nos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015, o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta agenda.
O jornal é o primeiro de Minas Gerais a aderir ao Pacto Global – Rede Brasil, mas mesmo antes de assinar o compromisso voluntário, já se preocupava em apoiar os princípios de sustentabilidade. Exemplo disso é a criação do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado em 2017, que tem como objetivo articular diversos setores da sociedade mineira para promover um futuro mais sustentável, justo e igualitário, alinhado aos ODS e à Agenda 2030.
Para a presidente do Diário do Comércio e idealizadora do MM 2032, Adriana Muls, a adesão ao Pacto Global representa um compromisso prático com a transformação sustentável do Estado, refletindo diretamente na atuação do jornal. “Nossa adesão ao Pacto Global é mais do que simbólica — ela orienta nossas práticas, nosso conteúdo, nossas escolhas editoriais e a forma como nos relacionamos com os nossos colaboradores, parceiros, leitores e com Minas Gerais”, afirma Adriana Muls.
Durante o Fórum Ambição 2030, realizado em São Paulo, na quarta-feira (4), o Diário do Comércio firmou um compromisso público com o Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O CFO do Pacto Global da ONU no Brasil, Rodrigo Favetta, acompanhou a assinatura de adesão ao Movimento pela presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls. A iniciativa é um chamado para que empresas e organizações brasileiras ajam em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao preconceito em relação à saúde mental.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Ao firmarmos esse compromisso, reforçamos também a importância de estarmos atentos às exigências da nova Norma Regulamentadora (NR-01), que passa a considerar os riscos psicossociais como parte integrante da gestão de saúde e segurança no trabalho. O Movimento Mente em Foco contribuirá para que o tema da saúde mental seja tratado não apenas como uma medida emergencial, mas, de forma preventiva e humanizada”, ressalta a presidente do Diário do Comércio.

Além do Movimento, o jornal também irá participar das Plataformas de Ação: Ação para Comunicar e Engajar, que tem como objetivo engajar e sensibilizar os setores de comunicação das organizações para disseminar os Dez Princípios e os ODS para os integrantes do Pacto Global; e a plataforma Ação pelos Direitos Humanos, que promove um espaço de reflexão e discussão sobre os impactos do setor privado sobre o tema.
Lançado em 2000, o Pacto Global conta com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para fazer parte, as empresas devem acessar o site.
A Rede Pacto Global Brasil foi criada em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no País abrangem, principalmente, os temas:
- Água e Saneamento
- Alimentos e Agricultura
- Energia e Clima
- Direitos Humanos e Trabalho
- Anticorrupção
- Engajamento e Comunicação.
Ouça a rádio de Minas