Especial

Diário do Comércio completa 93 anos reafirmando o protagonismo de Minas

Foto: Diário do Comércio / Arquivo
Série “Parceiros do Futuro” e adesão ao Pacto Global reforçam o compromisso do jornal com inovação e propósito

Há quase um século, em uma Belo Horizonte que ainda ensaiava os primeiros passos para se tornar a metrópole idealizada por Aarão Reis, nascia o Informador Commercial: um boletim diário mimeografado com a lista de produtos descarregados na estação ferroviária e distribuído aos comerciantes da Capital. Hoje, 93 anos depois, a iniciativa pioneira do jovem representante comercial José Costa mantém viva a missão de informar e revelar, pelas multiplataformas do Diário do Comércio, a força e os desafios da economia mineira.

De 1932 para cá, o boletim foi incorporando mais anúncios do varejo e ampliando a prestação de serviços, como, por exemplo, a publicação de leis e resoluções. Já trazia comunicados de entidades de classe empresariais e de trabalhadores, além de artigos e colunas de colaboradores sobre a conjuntura econômica. Passou a expressar sua opinião em editoriais a partir de 1935. Aos poucos, novos parceiros foram chegando, assim como novas tecnologias de impressão.

Naquele tempo, Minas Gerais lutava para voltar a ser protagonista da economia nacional, posto perdido desde o fim do ciclo do ouro. A riqueza estava no minério de ferro, que atraía os olhos do mundo. Nos “Comentários do Dia”, na década de 1930, o jornal defendeu em várias ocasiões que o minério permanecesse no Estado e que fosse exportado beneficiado.

Oscilando entre a segunda e a terceira economia do País, o Estado vive, hoje, situação semelhante em relação ao lítio, com importantes reservas no Vale do Jequitinhonha e em outros minerais críticos, como o nióbio, no Alto Paranaíba.

Da mesma forma, o Diário do Comércio segue na defesa dos interesses de Minas Gerais e de seu potencial como protagonista em temas fundamentais para a humanidade, como a transição energética, a segurança alimentar e a adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, tudo isso ganha novas camadas com a evolução tecnológica e o advento das práticas socioambientalmente responsáveis nas últimas décadas, reforçando o compromisso de projetar e contribuir para a construção de um futuro possível e sustentável.

Adriana Muls
Foto: Diário do Comércio / Isa Cunha

Para a Editora-executiva do Diário do Comércio, Luciana Montes, “celebrar 93 anos é reconhecer o papel fundamental que o veículo desempenhou, e continua desempenhando, na construção da identidade econômica de Minas Gerais. Desde o Informador Commercial, de José Costa, até o presente digital e multiplataforma, fomos moldados por um propósito que permanece atual: ser a voz do empreendedorismo mineiro, promovendo o desenvolvimento sustentável e a reflexão sobre o futuro.”

Ela acrescenta que o veículo segue fiel à sua essência, sendo um espaço de diálogo, de compromisso com a verdade e com a transformação. “Ao longo de quase um século, contamos a história do crescimento de Minas, mas também ajudamos a escrevê-la. Porque o futuro de Minas também se escreve aqui, todos os dias, nas páginas impressas, nas plataformas digitais e em cada nova forma de contar histórias do Diário do Comércio.”

A editora digital do Diário do Comércio, Cássia Eponine, afirma que o veículo segue como referência para quem constrói o desenvolvimento do Estado. “O Diário do Comércio completa 93 anos de evolução como um veículo multiplataforma, mantendo o foco na cobertura da economia e dos negócios de Minas.”

Diário do Comércio lança série “Parceiros do Futuro” e promove Fórum de Líderes

Para isso, em 2025, surgiu, entre os vários produtos editoriais do Diário do Comércio, a série “Parceiros do Futuro”. Após entrevistas com 40 personalidades mineiras, em parceria com a Spine, consultoria especializada em desenvolvimento de negócios e de pessoas, para o projeto “Cenários”, foram detectadas duas aflições comuns: a falta de planejamento para o futuro e a ausência de união entre os setores na defesa dos interesses do Estado e na construção desse futuro.

“Independentemente do setor, detectamos entre essas lideranças um sentimento de que Minas perdeu seu protagonismo diante das questões nacionais e de que não está se planejando para construir o futuro que todo o seu potencial indica. No dia 29 de outubro, vamos realizar o 1º Fórum de Líderes, em parceria com a Spine, na sede do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), para debater e fortalecer parcerias com o objetivo de articular o desenvolvimento sustentável do Estado”, explica Adriana Muls.

O “Parceiros do Futuro” dialoga diretamente com o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado em 2017, que parte da urgência de que todos os setores da sociedade assumam suas responsabilidades na construção de um futuro mais sustentável, justo e igualitário. Que esses setores sejam capazes de atuar em conjunto e se apoiar mutuamente na busca por soluções para os problemas estruturantes da sociedade.

A iniciativa é capitaneada pelo Diário do Comércio, em parceria com o Instituto Orior. Ela articula a sociedade na construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de Minas Gerais. Tem como base de orientação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O MM 2032 também estimula a articulação. E tudo isso está ligado ao nosso propósito: exercer um jornalismo propositivo e transformador, com um conteúdo que conecta, antecipa tendências, orienta e traz um olhar cuidadoso e profundo sobre a economia e seus desdobramentos na vida das pessoas”, destaca a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio.

Presença multiplataforma avança e reforça compromisso com a sustentabilidade

Além do “Parceiros do Futuro”, 2025 foi um ano especialmente produtivo, marcado pela chegada de novos articulistas e pelo fortalecimento da parceria com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pela produção das pílulas “Minuto ODS”, veiculadas na Rádio Inconfidência. Também se destacam a colaboração com o Banco Inter, para a distribuição de conteúdo no aplicativo da instituição financeira, e o intercâmbio com a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (Zona da Mata) e com a Agência Novo Oeste, que reúne 17 cidades do entorno de Divinópolis (Centro-Oeste), entre outros projetos.

Segundo o diretor-executivo e de Mercado do Diário do Comércio, Yvan Muls, as novas parcerias e produtos reforçam a conexão do jornal com seus diversos públicos – leitores, anunciantes, fontes, entidades, empresas e governos.

Yvan Muls
Foto: Diário do Comércio / Arquivo / Isa Cunha

“Este ano reafirma nossa proposta de agregar valor aos produtos, mantendo a qualidade editorial alinhada ao nosso propósito. Isso tem ampliado a visibilidade da marca de forma transparente e legítima. O mercado reconhece que, mais do que cumprir uma exigência legal, o Diário do Comércio, com suas multiplataformas, é o espaço ideal para exposição de marcas associadas a conteúdo de credibilidade”, avalia Adriana Muls.

Redação do Diário do Comércio
O Diário do Comércio é uma comunidade de profissionais que, com rigor, sensibilidade e propósito, dá sentido à notícia e constrói um legado de credibilidade e transformação | Foto: Dário do Comércio / Anderson Rocha

A ampliação dos temas abordados no formato podcast – como agronegócio, ESG, economia criativa e finanças – e o fortalecimento da parceria com a Rádio Itatiaia, além das páginas temáticas Franquias, Turismo, Pessoas, Gastronomia e Vanguarda (tecnologia e inovação) e das coberturas especiais, estão entre os principais destaques da linha editorial de 2025.

O avanço do sistema de governança do Diário do Comércio, com a entrada da fundadora da Escola da Família Empresária, Juliana Costa Gonçalves, no Conselho Consultivo, e a criação dos comitês técnicos de Cultura, Inovação e Finanças, demonstra, segundo a presidente e diretora editorial, Adriana Muls, o fortalecimento do compromisso da empresa com a sustentabilidade do negócio e do planeta.

Diário do Comércio é o primeiro jornal mineiro a aderir ao Pacto Global da ONU

Em abril, o Diário do Comércio tornou-se o primeiro jornal de Minas Gerais a aderir ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil, iniciativa que reúne organizações comprometidas com princípios de sustentabilidade, direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“Nosso propósito e nossa produção diária estão alinhados à Agenda 2030 e a um modelo econômico sustentável. No âmbito do MM 2032, realizamos, por exemplo, o mapeamento dos municípios mineiros em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao mesmo tempo, seguimos investindo em capacitação, debatendo o uso ético e propositivo das novas tecnologias e sendo reconhecidos por meio de premiações e convites – não apenas para cobrir, mas também para participar de eventos em todo o Estado. Isso é muito significativo”, comemora Adriana Muls.

Parque gráfico do Diário do Comércio
O Diário do Comércio é uma comunidade de profissionais que, com rigor, sensibilidade e propósito, dá sentido à notícia e constrói um legado de credibilidade e transformação | Foto: Dário do Comércio / Anderson Rocha

O Diário do Comércio recebeu mensagens de felicitação por seus 93 anos de fundação, celebrados neste 18 de outubro. Entre as homenagens, o chefe de gabinete da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Dênis Kleber Gomide Leite, enviou cumprimentos ao jornal, desejando “contínuos êxitos” à publicação. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) também se manifestou, destacando que, “com sua credibilidade e pluralidade, um jornal é mais do que uma organização de divulgação de notícias: é um impulsionador do desenvolvimento das comunidades a que atende e um centro irradiador de suas manifestações culturais, políticas, econômicas e sociais”. O presidente-executivo da entidade, Marcelo Rech, reforçou ainda o papel do DC “em defesa dos interesses de seus públicos e na missão fundamental de produzir informação de qualidade”.

LINHA DO TEMPO

93 anos de história e propósito

1932 – Surge o Informador Commercial, boletim diário mimeografado criado por José Costa, com listas de produtos descarregados na estação ferroviária e distribuído ao comércio de Belo Horizonte.

1935 – O jornal passa a publicar editoriais próprios, consolidando sua linha opinativa sobre os rumos da economia mineira.

Década de 1940 – Ampliação de anúncios e serviços, com destaque para comunicados empresariais e reportagens sobre legislação e conjuntura econômica.

1970-1990 – Modernização do parque gráfico e expansão da cobertura econômica, acompanhando a industrialização e o fortalecimento do setor de serviços em Minas.

2000 – O Diário do Comércio consolida sua presença digital, mantendo a tradição de jornalismo econômico e regional.

2017 – Criação do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM 2032), alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

2025 – Lançamento da série “Parceiros do Futuro”, realização do 1º Fórum de Líderes, ampliação de podcasts e multiplataformas, e adesão ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil, tornando-se o primeiro jornal de Minas Gerais a integrar a iniciativa.

Rádio Itatiaia

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