Diário do Comércio e Itatiaia iniciam parceria e passam a compartilhar conteúdos
Dois dos veículos de comunicação de maior credibilidade de Minas Gerais iniciam, nesta segunda-feira (29), uma parceria que promete levar informação de qualidade para os quatro cantos do Estado e também do Brasil. O Diário do Comércio, com sua expertise quase centenária na cobertura econômica, e a Itatiaia, com seu alcance, que cresce mais a cada dia, farão o compartilhamento de conteúdo em suas diferentes plataformas.
Em tempos de fake news e em um cenário em que credibilidade vale ouro, quem ganha são as audiências, que vão poder contar com a certeza de estarem consumindo notícias confiáveis e relevantes.
Na prática, a partir de agora, o conteúdo econômico diferenciado e aprofundado do Diário do Comércio poderá ser acompanhado também em boletins diários na Itatiaia, qualificando ainda mais a produção jornalística do veículo, que já é referência em temas cotidianos e de relevância em diferentes áreas, como esporte, política, prestação de serviços e entretenimento. Fundado há 72 anos por Januário Carneiro, ele se tornou a rádio mais ouvida do Brasil.
Para isso, eu, Mara Bianchetti, farei participações no Jornal da Itatiaia 1ª Edição, Jornal Itatiaia Tarde e no Jornal da Itatiaia Noite, com os principais destaques do dia na economia mineira e nacional, a partir das reportagens produzidas pelo único veículo especializado em economia, negócios e gestão de Minas Gerais.
Os conteúdos também estarão disponíveis no site da Itatiaia, que vai oferecer sua vasta capilaridade e presença no Estado para amplificar a voz do Diário do Comércio com seus milhões de ouvintes no dial e em seus canais digitais. Do outro lado, leitores do Diário do Comércio poderão ouvir a Rádio Itatiaia diretamente do portal do veículo e também conferir conteúdos de diferentes editorias nas versões impressa e digital do jornal.

Colaboração e ação inovadora beneficiam público
A presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, defende que o futuro passa pela colaboração e ressalta que as duas empresas estão se unindo para entregar mais conteúdo para mais pessoas, em um movimento de fazer diferente – e trazer o olhar para além da informação do dia a dia. Isso porque, para ela, assim como a nova marca e toda a nova identidade visual do veículo, lançadas há dois meses, essa parceria também visa ampliar as conexões e possibilidades de acesso a conteúdos que vão além da “dureza” dos números.
“O Diário do Comércio se apropria muito fortemente do seu propósito e da sua responsabilidade enquanto veículo de comunicação. Estamos muito empenhados em ser e exercitar cada vez mais um jornalismo que seja transformador por meio de conteúdos com temas importantes para Minas Gerais. E aqui, são duas das instituições mais relevantes de jornalismo em Minas, emprestando uma à outra o que cada uma tem de melhor: a marca, o conteúdo de credibilidade e a grande capilaridade e capacidade de distribuição. Esse é só o início de diversas possibilidades”, aposta.
Já o diretor-executivo e de mercado da empresa, Yvan Muls, reforça que ambos os veículos exercem um jornalismo de excelência e se fortalecem em uma ação inovadora para oferecer o melhor para suas audiências. “A economia vai muito além da mesa de executivos e dirigentes e do ambiente empresarial. A economia está presente no cotidiano das pessoas. E é isso que o Diário do Comércio vai entregar. Análises da conjuntura econômica, raio-x e desempenho dos setores produtivos, dados de mercado e emprego”, adianta.
O vice-presidente da Itatiaia, João Vitor Xavier, reverencia a história do Diário do Comércio e enaltece sua referência no jornalismo econômico de Minas Gerais e do Brasil. “É um dos veículos mais importantes quando se fala de economia. Uma referência para todo mundo do mercado econômico e financeiro. Além de uma empresa muito séria e correta, dirigida por gente igualmente séria e correta, com um jornalismo de muita qualidade. Para nós da Itatiaia é um privilégio podermos levar ao ouvinte essa análise mais aprofundada de quem é expert no assunto, de quem conhece com profundidade o mercado e a pauta da economia, que está na vida da gente”, diz.
Ressalta-se, por fim, que os veículos seguem independentes. A Itatiaia continua com seus controladores e gestores, da mesma forma que o Diário do Comércio segue com sua gestão e administração familiar. “O que estamos fazendo é somando esforços para levar, em um mundo tão desinformado, mais informação de qualidade”, resume João Vitor Xavier.
“São veículos absolutamente independentes, com direções independentes, linhas editoriais independentes e com mandos empresariais diferentes, mas que colaborarão entre si. Porque ter muita informação não significa ter informação de qualidade, mas ter informação feita por gente séria, correta, que checa fato, notícia e informação; que faz jornalismo de profundidade”, completa.

Ainda para o vice-presidente da Itatiaia, a melhor maneira de combater fake news é fazendo jornalismo de qualidade. “E é isso que faz o Diário do Comércio há 92 anos. É isso que faz a Itatiaia há 72 anos. Com a independência que os dois veículos têm, mas com a confiança que ambos têm de que há jornalismo sério por trás de cada cadeira em suas redações. Com a parceria, poderemos levar ao ouvinte da Itatiaia e ao leitor do Diário do Comércio informações checadas, conferidas e bem trabalhadas. Hoje em dia as pessoas têm acesso a muita informação, mas não necessariamente à boa informação. Como a Itatiaia acredita em boa informação e o Diário do Comércio também, estamos nos permitindo expandir nossos horizontes e levar aos nossos consumidores ainda mais informação de qualidade”, reitera.
Por fim, o presidente do Conselho Gestor do Diário do Comércio, Luiz Carlos Costa, celebra a parceria e resume o intuito do projeto: “A Itatiaia, além de mineira, é a rádio de maior audiência no País. Nos unimos para fazer mais e melhor, numa parceria de sinergia de competências”.
Ouça a rádio de Minas