Especial

Framework tem dobrado o faturamento desde 2017

Dib: as pessoas entendem hoje o que é transformação digital | Crédito: Divulgação/Framework
Número de funcionários passou de cinco em 2011, para mais de 500 hoje

Diz o senso comum que os únicos setores que cresceram durante a pandemia foram o de saúde e o de tecnologia. Mas qualquer um que tenha vivenciado, minimamente, as dores e delícias do mundo do empreendedorismo, sabe que alta demanda pode ser uma armadilha perigosa.

Não basta estar pronto e ter um bom produto ou serviço. É preciso ter visão estratégica. Fundada em 2009, a Framework Digital voltou a sua atenção para as grandes empresas. Ela se propõe a ajudá-las a fazer a sua transformação digital. Antes disso, porém, a própria Framework passou por grandes transformações e pouco antes da pandemia virou o foco para os clientes de grande porte.

Tudo isso fez com que a empresa, sediada em Belo Horizonte, estivesse na série Mineiridade de hoje. Sem contar que a empresa vem dobrando o faturamento anualmente desde 2017, claro!

Segundo o CEO da Framework Digital, André Dib, a empresa surgiu como uma desenvolvedora de softwares voltados principalmente para engenheiros, mas logo a transformação digital começou não só a aparecer no vocabulário das empresas como a se tornar uma necessidade imperiosa.

“Hoje as pessoas entendem o que é uma transformação digital e o papel da tecnologia nas suas vidas. Naquela época isso não existia. Na nossa trajetória tivemos um centro de treinamento. Por lá passaram mais de 2 mil alunos em desenvolvimento de sistemas. Nesse tempo criamos vários negócios como, por exemplo, o Tangerino, que depois foi vendido. Percebemos que precisávamos e devíamos ir além. A partir de 2015 entendemos a carência das grandes empresas. E, em 2016, fizemos toda a transformação digital da Drogaria Araujo. Assim, amadurecemos a empresa. Fomos dobrando de tamanho a cada ano em receita. Ajudamos as empresas a melhorarem seus indicadores e eficiência operacional”, explica Dib.

Assim, a empresa que em 2011 tinha cinco funcionários, entre eles o próprio empresário, chegou a 2020 com 120; 2021 com 164, e hoje já passou dos 500. A perspectiva é fechar 2023 com 650 colaboradores. Tudo isso enfrentando a pandemia e transformando o jeito de trabalhar. Atualmente 40% da força de trabalho está fora de Belo Horizonte.

Construir jornadas de transformação digital para grandes marcas, atuando com squads multidisciplinares para diagnosticar e resolver desafios por meio da tecnologia é a fórmula da Framework. A empresa une proximidade operacional, flexibilidade e know how em inovação para desenvolver soluções digitais que geram resultados sólidos, independentemente do nível de complexidade de cada projeto.

Assim, ela oferece soluções em: Desenvolvimento de Software, Esquadrões de Alta Performance, Transformação Digital, Design de Negócio, Transformação Ágil, Devops, QA, Automação de Testes, Growth Hacking, Aplicativos Mobile, Arquitetura de Software, Engenharia de Dados, Big Data, AI, Chatbot, IoT.

Agora chegou a hora de dar mais um passo rumo às maiores empresas do Brasil e, para isso, a Framework está abrindo um escritório com estrutura comercial em São Paulo.

“Nesse tempo a empresa se descentralizou. A estrutura em São Paulo é importante porque as sedes das maiores empresas do Brasil estão lá. No processo de transformação digital nem sempre falamos de tecnologia, mas sempre falamos de negócios. Eu não coloco cliente ruim para dentro. Ele vai gerar problemas. Ele precisa estar convencido de que precisa se transformar, mesmo que não saiba exatamente como. É aí que podemos ajudar. Ano passado fizemos um ensaio de internacionalização e temos um cliente em Londres. Notamos, porém, que ainda não estamos prontos porque temos um espaço gigante para atuar em São Paulo. Temos estrutura para crescer”, completa o CEO da Framework Digital.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas