Mulheres que inspiram é tema do Podcast Mercado & Finanças com a diretora do Inhotim, Luciana Zanini
A participação de mulheres em cargos de liderança vem crescendo nos últimos anos, no entanto o sexo feminino ainda enfrenta diversos desafios no mercado de trabalho. No Brasil, a proporção é de 38,8%, maior que a média dos países membros do G20 (30,58%). O País ocupou o terceiro lugar no ranking, atrás da Rússia (46,2%) e dos Estados Unidos (41,4%) em 2021, conforme o levantamento “Criando sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – caderno Desigualdades”.
Os dados foram coletados a partir de informações do Banco Mundial, Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e divulgados neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar dos avanços da presença feminina em diversas áreas, a renda média das mulheres ainda é inferior à contabilizada pelos homens. Levantamento do IBGE, divulgado em março deste ano, por exemplo, mostra que, entre as mulheres que residem em Belo Horizonte, a renda média é de R$ 3.663, contra R$ 4.883 dos homens, uma diferença de 33,3%.
Diante desse cenário e para servir como inspiração, a diretora financeira e administrativa do Instituto Inhotim, Luciana Zanini, foi convidada para participar do quarto episódio do podcast Mercado & Finanças, do Diário do Comércio, que está disponível a partir desta segunda-feira (28). Veja a seguir:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A executiva falou sobre os desafios e os múltiplos papéis que são desempenhados pelo sexo feminino durante o podcast que tem como tema mulheres que inspiram. Ela ressalta que a participação feminina em cargos de liderança vem crescendo no País, mesmo que ainda não esteja na velocidade desejada.
Nascida em Belo Horizonte, Luciana Zanini é mãe de três filhos e teve experiência em diversas empresas, com destaque para atuação na área de finanças, antes de atuar num dos maiores museus a céu aberto do mundo, o Inhotim. A executiva destaca a necessidade do planejamento do tempo para conseguir desempenhar as diversas atividades e da importância de contar com uma rede de apoio.
“É preciso ser gentil com você mesma, acreditar que você não precisa fazer tudo e entender qual é a prioridade do seu momento e, com isso, o dia a dia vai ficando mais leve”, aconselha. Situação que é vivenciada no mundo dos negócios. “A empresa tem que focar no seu objetivo fim”, diz.
A executiva conta que várias mulheres a inspiram. “Eu sou observadora e vejo que como cada trajetória nos ensina no dia a dia no ambiente de gestão. Não é preciso ir longe para encontrar uma mulher inspiradora, basta olhar para o lado”, ressalta.
Inhotim – Luciana Zanini, que é ex-presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora (Ceme) da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), conversou com o anfitrião da série, o articulista mais jovem do Diário do Comércio, o advogado Davi Motta Maciel, sobre os diversos assuntos, entre eles, o impactos do Instituto Inhotim, além de algumas das prioridades, que é a democratização, que é feita por meio de parcerias. “Temos o programa Inhotim para Todos, afirma.
O programa Inhotim para Todos oferece entrada gratuita e acolhimento a grupos comunitários, associações, programas sociais e escolas públicas. Desde 2011, mais de 130 mil pessoas visitaram o projeto gratuitamente.
Em 2024, além de conceder esse benefício, o Programa de Educação do Inhotim oferece formações virtuais para as pessoas responsáveis pelos grupos, com o objetivo de aprimorar a experiência de visitação autônoma do museu de arte contemporânea e jardim botânico, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Como acessar os conteúdos – Os podcasts do Mercado & Finanças têm duração média de 45 minutos e são liberados quinzenalmente às segundas-feiras. São vários os canais de distribuição do conteúdo: YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Spotify, Deezer e o portal Diário do Comércio.
No episódio de estreia, liberado no dia 16 de setembro, o entrevistado foi CEO do BH Airport, Daniel Miranda, que falou sobre as curiosidades do universo da aviação, entre elas, receitas e tarifas, composição acionária, além dos desafios na sua carreira.
O segundo tema abordado pelo podcast foi identidade lucrativa, com o CEO da JA Strategy, Julio Alves, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado da indústria criativa, atuando com foco em inovação e estratégia mercadológica para produtos e serviços.
E o terceiro episódio foi com Rodrigo Cartacho, um dos três sócios fundadores da Sympla, que tem um perfil empreendedor, já que a conhecida plataforma de eventos brasileira foi a sua sétima empresa. Além disso, foi emancipado aos 17 anos justamente para empreender. O empresário falou sobre o início da sua trajetória, conquistas e os desafios durante. O tema da conversa foi inovação digital.
O próximo assunto que será abordado pelo podcast Mercado & Finanças é liderança na saúde, com o CEO do Hospital Mater Dei, doutor José Henrique Salvador.
Ouça a rádio de Minas