Especial

Presidente da CAA-MG recebe o título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte

A Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageia o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) em Minas Gerais, Gustavo Chalfun | Crédito: Diário do Comércio / Leonardo Morais
Entrega ocorreu nesta sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) em Minas Gerais, Gustavo Chalfun foi contemplado com o Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte. A entrega aconteceu na sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em uma ação proposta pelo vereador Claudiney Dulin.

A honraria, segundo ele, tem um significado singular, pois remete toda a trajetória trilhada como advogado e como dirigente de ordem. “É com profunda gratidão que recebo o titulo de cidadão honorário dessa cidade tão querida. Esse reconhecimento não é apenas personalizado na minha pessoa, mas também é um tributo a todos aqueles que ao longo dos anos caminharam ao meu lado, compartilhando sonhos, desafios e conquistas”, agradece Chalfun.

Chalfun é reconhecido por desenvolver programas de caráter assistencial. Desde 2022, o advogado preside a entidade responsável por conceder auxílios à advocacia que enfrenta dificuldades de saúde ou financeiras.

Uma de suas iniciativas em destaque é o acesso gratuito à telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein por toda a advocacia do Estado. Além disso, é dele a autoria de programas que viabilizaram o ingresso de jovens advogados no mercado de trabalho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Chalfun também foi responsável por conceder um ano de certificado digital sem custos àqueles que recebem a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de 12 meses de acesso a site profissional gratuito para todos os inscritos.

“Organizado, dinâmico, competente: um excelente advogado. Este homem é o maior presidente que a CAA já teve em todos os tempos em Minas Gerais”, afirma o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, que esteve presente na solenidade.

Trajetória

Natural de Lavras, no Sul de Minas Gerais, Gustavo Chalfun formou-se em advocacia pela Faculdade de Direito de Varginha. Entre 2007 e 2012, o advogado também presidiu a subseção da OAB no município, além de ocupar outros cargos diretivos na seccional mineira da entidade.

Em 2022, assumiu a direção Sudeste da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e integrou o Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), ambos ligados ao Conselho Federal da OAB.

Hoje, Chalfun preside a Faculdade de Ensino Superior do Sul de Minas (Fessul), em Machado, no Sul de Minas, e é sócio-diretor do escritório Chalfun Advogados Associados, com sedes em Belo Horizonte, Boa Esperança, Brasília e Varginha.

O título de Cidadão Honorário é uma honraria concedida por municípios, estados ou pelo governo federal a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade. A homenagem visa reconhecer contribuições significativas em diferentes âmbitos, como social, cultural, econômico ou político.

A concessão do título é feita por meio de leis ou decretos, que geralmente são propostos por vereadores, deputados ou senadores. Para a aprovação, é necessário um processo formal de votação dentro do órgão legislativo.

Após a aprovação, uma cerimônia oficial é realizada para a entrega da honraria. O evento reúne autoridades locais, profissionais da categoria e personalidades da sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas