BALANÇO AGRO EM MINAS GERAIS

Setor de eventos se adapta e garante atualização e capacitação

Semana Internacional do Café realizou palestras e cursos de forma totalmente virtual | Crédito: SIC/Divulgação

Com a produção em ritmo acelerado para atender ao mercado interno e externo, a capacitação e atualização dos produtores se tornou ainda mais necessária em 2020. Apesar da pandemia e da suspensão da maior parte dos eventos presenciais, o setor se adaptou e continuou levando informações e fomentando os negócios.

Exemplo disso foi a realização da 8ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que foi totalmente virtual. O evento é o principal do setor cafeeiro no Brasil e um dos cinco maiores do mundo. Foram três dias de evento totalmente on-line e gratuito, dentro de uma plataforma exclusiva, com conteúdos para toda a cadeia produtiva e cursos com grandes especialistas.

A programação da SIC foi composta por 176 palestrantes, debatendo 65 conteúdos diferentes, entre painéis, entrevistas, palestras e cursos que abordaram consumo, torrefação, agronegócio, comercialização, foco no barista e cafeterias. Ao todo, foram mais de 70 horas de conteúdo, 25 mil acessos e 58 países alcançados.

Também foi discutida a retomada das cafeterias e negócios, como vem se construindo o hábito de consumo de café, processo de sucessão nas propriedades rurais, micro torrefação de cafés, presença da mulher na agroindústria do café e o cenário de café pós-pandemia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Queijos artesanais – Outro evento realizado em 2020 foi o Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. O evento reuniu produtores, técnicos, estudantes, profissionais da gastronomia e demais empreendedores da cadeia do queijo.

Neste ano, o seminário foi virtual e contou com palestras sobre as perspectivas para o queijo artesanal mineiro durante e pós-pandemia de Covid-19, os processos regulatórios na produção, as tendências para alimentos artesanais, além de cooperativismo e mercado.

Semana do produtor – Também muito representativa para o setor, a Semana do Produtor Rural teve o formato modificado em função da pandemia. Com a impossibilidade de promover a comemoração presencialmente, para evitar a propagação do coronavírus foram realizadas dez lives, nas quais foram abordados temas importantes para os produtores.

Dentre os assuntos abordados estavam o cenário atual de enfrentamento à pandemia, reflexões sobre o futuro, além de soluções práticas relacionadas a aspectos tributários, meio ambiente, tecnologias e novas ideias para que o homem do campo produza mais e com qualidade, procurando satisfação do consumidor.

Conexão mulher – Com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre as mulheres, em 2020, foi realizado o Conexão Mulher – II Encontro das Empreendedoras do Agro de Minas. Em formato virtual, foram exploradas ações e temas voltados às mulheres empreendedoras, às lideranças e às iniciativas para estimular o empreendedorismo feminino e a inovação.

Foram feitas  as lives: derança, Agregação de Valor e Comercialização, Agro do Futuro e Sustentabilidade, Exportação, Novos Mercados, Formação de Alianças, Violência Doméstica.

“A ideia para 2021 é ampliar o trabalho pelo interior e conectar mais mulheres. Nosso objetivo é estimular que as mulheres sejam empreendedoras, dentro do contexto de manter a família e desenvolver liderança”, explicou a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) do Sistema Faemg, Silvana Novais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas