ENGENHARIA HOJE | Propriedade Intelectual para inovação na engenharia
Disseminar a importância da propriedade intelectual como ferramenta para a inovação na engenharia. Este é o objetivo do webinar que a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) irá promover na próxima terça-feira (27), com a participação do bioquímico Ricardo Horiuchi, da empresa Clarivate; do engenheiro José Renato Gomes, chefe da representação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Minas Gerais; e do engenheiro João Jackson Braga, presidente da Comissão de Inovação da SME.
Eles irão descrever os mecanismos de exploração, proteção e manutenção das patentes como um bem intangível, e como a propriedade intelectual pode promover a inovação nas empresas. O evento será on-line, com transmissão pelo canal da SME no Youtube.
ANOTE
Rodoanel – O governo de Minas prorrogou por mais 20 dias o prazo de envio de contribuições na consulta pública sobre o Rodoanel Metropolitano. O objetivo, segundo o governo, é ampliar a possibilidade de participação da sociedade na elaboração do projeto. O novo prazo termina em 28 de abril. Saiba mais.
Saneamento – Mais de 200 municípios mineiros estão habilitados a receber repasses para os fundos municipais de saneamento básico. O volume de recursos esperado anualmente é de aproximadamente R$ 143 milhões, que poderão ser investidos em ações e projetos voltados para a universalização dos serviços públicos de saneamento básico. Para que o município se habilite, é preciso que tenha um Fundo Municipal de Saneamento. Mais informações pelo site.
Plano de ação – O Conselho de Arquitetura de Minas Gerais (CAU-MG) está desenvolvendo seu Plano de Ação para o triênio 2021-2023. Para isso, abriu consulta pública para que arquitetos e urbanistas mineiros enviem suas sugestões. O prazo vai até 25 de abril. As sugestões deverão ser enviadas para o site.
Infraestrutura – O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está com edital aberto parta financiar investimentos dos municípios em projetos de infraestrutura e melhorias urbanas. São quatro as linhas de crédito: “Cidades Sustentáveis”, voltada à energia limpa e à modernização de prédios públicos; “Urbaniza”, para a infraestrutura urbana; “Saneamento”, destinada a serviços de água, esgoto e resíduos sólidos; e “Máquinas”, para a aquisição de máquinas, equipamentos e veículos. Para consultar o edital acesse o site.
Ouça a rádio de Minas