ENGENHARIA HOJE | UFV busca inovação na área de engenharia florestal
Plantio florestal que se preza tem que caminhar de mãos dadas com a inovação. Este é o objetivo do evento Forest Insight 2020, que está mantido mesmo com a pandemia. O que ocorreu foi apenas a mudança do cronograma. As novas datas foram divulgadas há poucos dias pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), uma instituição ligada ao Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O evento é constituído por desafios relacionados ao setor florestal que são colocados pelas empresas associadas à SIF. As equipes ou pessoas que tiverem uma ideia, produto ou startup para os desafios que forem colocados apresentam sua proposta para resolver aquele problema. As melhores ideias vão para a etapa de aceleração, quando serão desenvolvidos o plano de negócio e o pitch, que é um resumo da ideia que será apresentada para a banca de seleção.
Para o coordenador de Comunicação e Inovação da SIF, Wilton Ribeiro, a inovação é importante para que se tenha uma silvicultura mais sustentável e fundada no tripé que rege os plantios florestais, que devem ser ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos. Para ele, as tecnologias de silvicultura hoje disponíveis e o crescente aumento de produtividade alcançado pelo setor tornam desnecessário acrescentar novas áreas de plantio às atuais já disponíveis, evitando-se o aumento da pressão sobre as florestas nativas.
O novo prazo de inscrição no Forest Insight 2020 termina em 23 de outubro. A divulgação das ideias e startups selecionadas está prevista para 2 de novembro. Fique atento também aos temas. Os desafios deverão ser sobre ambiência, manejo florestal, silvicultura e tecnologia de madeira. Para mais informações, acesse o site da SIF.
Ouça a rádio de Minas