Últimos dias para conferir a 29ª CASACOR Minas
A CASACOR Minas vai chegando à sua reta final. A 29ª edição da maior mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte do Estado consolida-se como uma das mais efervescentes dos últimos anos. Além dos 62 ambientes, assinados por 97 profissionais do segmento, a mostra ainda abriga uma série de eventos e iniciativas ao longo do seu período de realização. A CASACOR Minas é uma oportunidade para se inteirar sobre todas as novidades do segmento, além de oferecer um entretenimento de qualidade para toda a família.
Um dos ambientes que tem seduzido públicos de todas as idades é o Bar de Jogos, de Flávia Freitas e Letícia Longuinho. Com mesa de sinuca, de pôquer e de pebolim, o espaço ainda conta com bar e lounge, ideal para receber amigos.
O Living Galeria, de Maikyanne Sudré, é um ambiente criado para em parceria com o Sebrae para apresentar as criações do Polo Moveleiro de Ubá. Em tons terrosos, a proposta foi criar um clima de galeria de arte para evidenciar as peças.

Dois espaços abertos chamam a atenção nesta edição. O primeiro deles é o Terraço 356, com projeto das experientes Beatriz Lodi e Luciana Motta. O ambiente se destaca pela escolha criteriosa de peças de design, e pelo uso de materiais naturais, como a madeira e o tecido. Já o Petit Resort, de Adriana Gouveia, é intimista, aconchegante e foi criado para comprovar que uma área de lazer e descanso pode ser compacta e muito funcional. A ideia foi oferecer uma área familiar voltada para o relaxamento em família, com opções dignas de um resort particular.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

O Banheiro de Vidro, da equipe da Aberta Arquitetura (Vinícius Fonseca, Caio Camargos, Lucas Borges e Ramon Dupláat), tem inspiração nos banheiros públicos japoneses. São quatro cabines unissex que recebem um trabalho com a cor, em formatos de cubos, a serem montados e desmontados para outros usos, permitindo assim uma arquitetura modular, sustentável e reutilizável.

Gastronomia
Um dos pontos altos da CASACOR Minas é a sua estreita conexão com a gastronomia, uma paixão dos mineiros. Cada edição conta com uma série de operações comerciais pensadas para agregar às experiências dos visitantes. Neste ano, a mostra conta com dois cafés, um gastrobar e o restaurante, oferecendo um mix de opções e propostas voltadas para todos os públicos.
Ao chegar, o público já é logo recebido pelo Café Mayor, com projeto assinado pela equipe da Pega Projeto (Gabriela Brasil, Marlon Júnior e Pedro Melo) e paisagismo de Andréia Campolina. A operação do espaço fica por conta do Buffet Célia Soutto Mayor, que oferece um cardápio que vai desde um lanche até um almoço, com opções também para um encontro entre amigos.
Dentro da mostra, o Elisa Café, com projeto de Roziane Faleiro, é o local ideal para uma pausa no percurso. A cafeteria tem clima de cozinha de casa, com uma grande mesa coletiva e algumas individuais, e o visitante pode acompanhar todos os processos de preparo dos cafés, criados a partir da assinatura de uma das maiores especialistas no assunto.

O Chef e o Cabra, restaurante desta edição, tem menu projeto arquitetônico assinado por José Lourenço e Marina Figueiredo e menu elaborado pelo renomado e premiado chef Onildo Rocha, que ganha cada vez mais destaque no cenário gastronômico nacional e internacional. O paraibano está à frente do Espaço Priceless, complexo que abriga os restaurantes Notiê e Abaru no topo do Shopping Light, em São Paulo. O Notiê figura inclusive na lista de recomendações do Guia Michelin, uma das indicações mais respeitadas do segmento. O cardápio conta com criações exclusivas para a CASACOR Minas e valoriza uma miscigenação de ingredientes nordestinos e mineiros, como a mandioca, a carne de sol, de porco e de cabrito, além dos queijos canastra e das cabras de Taperoá.

Outro destaque é o Bar de Vidro, com projeto de Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta, da Balsa Arquitetura. A operação do bar é do Cabernet Butiquim, espaço que popularizou o consumo de vinho de um jeito descomplicado, aliado a uma gastronomia autoral. “Nosso desafio principal foi fazer um novo Cabernet em um local diferente, mas mantendo o clima descontraído da casa, que é a nossa marca. E ficamos muito felizes com o resultado!” destaca Pablo Teixeira, sócio do restaurante.

O Espaço Origem Minas, de Cynthia Silva, é um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae/MG e destaca uma série de produtos criados por pequenos produtores das áreas de gastronomia e artesanato.
No Eleve-se, bar assinado por Júnior Piacesi, a ideia foi destacar a carta de coquetéis desenvolvida pela mixologista Cibele Guimarães, fundadora da Drinks por Jezebel, que homenageiam importantes nomes da arquitetura e do design.
29ª CASACOR Minas Gerais
Data: até dia 15/09,
Local: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água
Ingressos disponíveis no site ou na bilheteria do evento
Ouça a rádio de Minas