PUBLI
Eventos

2ª edição Café Com Dados: improviso Custa Caro

2ª edição Café Com Dados: improviso Custa Caro
Foto: Divulgação
Data: 24 de fevereiro de 2026
Horário: 08h00 a 18h00
Local: Belo Horizonte
Ingresso Gratuito
Informações do evento:

Minas Gerais entrou definitivamente na rota dos grandes eventos do Brasil e vem se consolidando como um dos principais polos do setor. Entre 2024 e 2025, o estado registrou crescimento de 13,9% no número de realizações, ocupando a segunda posição nacional, atrás apenas de São Paulo. As informações são do DataEventos, núcleo de inteligência de mercado vinculado à startup mineira MeEventos,a plataforma integrada para a gestão de eventos, que analisou mais de 30 mil propostas e cerca de 10 mil eventos realizados em Minas ao longo de 2024 e 2025.

Os eventos corporativos avançaram quase 15% no período, com taxa de conversão de propostas em contratos superior a 58%, também de acordo com o levantamento, sinalizando que a retomada econômica passa também por uma mudança de mentalidade: sair do achismo e adotar decisões mais embasadas. Essa virada será tema da 2ª edição do Café Com Dados: Improviso Custa Caro, que será realizado em Belo Horizonte, no dia 24/02, terça-feira, e propõe estratégias no uso de dados no setor de eventos. A programação inclui palestra e painel com especialistas em tecnologia, marketing, turismo e gestão, conectando tendências e desafios reais do mercado.

A palestra principal será conduzida por Tiago Ferreira, CEO da MeEventos, que apresentará dados inéditos da plataforma DataEventos e discutirá como decisões baseadas em inteligência têm impulsionado empresas mais preparadas. Em seguida, um painel de discussão reúne nomes como Bento, especialista em marketing estratégico, e Karla Delfim, com ampla atuação no setor MICE, para debater como dados, estratégia e visão de mercado podem alavancar o setor.

“O improviso tem um custo alto. O produtor que decide por instinto, hoje, perde competitividade”, afirma Tiago. “Eventos são operações complexas, e 2026 traz um cenário favorável que exige preparo. Não basta crescer, é preciso crescer com estratégia”, comenta Ferreira.

De fato, 2026 já é apontado como um dos mais promissores para o setor. Segundo Tiago Ferreira, com base em dados do DataEventos, o segmento corporativo registrou aumento de 19,98% nos eventos realizados e 38% a mais em propostas comerciais em 2025. A expectativa é que esse ritmo se acelere, impulsionado por um calendário de feriados estratégicos, aquecimento de verbas públicas e a Copa do Mundo como vitrine para ações de live marketing.

Apesar do otimismo, o setor ainda enfrenta um paradoxo: 79,7% dos profissionais de eventos já usam IA, segundo o Índice de Maturidade Digital e de Inteligência Artificial (IMD 2025), mas apenas 21,6% aplicam essa tecnologia em processos críticos como precificação e orçamentos. “Ainda há quem defina preço na intuição e feche contrato em planilhas offline. Esse é o tipo de comportamento que o Café Com Dados quer transformar”, reforça Tiago.

Além do conhecimento técnico, o evento também é um espaço para troca entre empresários, produtores e gestores que buscam previsibilidade, clareza e sustentabilidade nos negócios. A MeEventos, que processa mais de 200 mil propostas por mês e gerencia cerca de 18 mil eventos mensais, acredita que o futuro do setor passa pela integração de dados, tecnologia e governança. Hoje, em cada dez eventos realizados no país, um é da MeEventos.

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Eventos nesta semana

Entre os dias 01/02/2026 e 07/02/2026