4º Festival do Café Especial de Carmo de Minas celebra a produção da Mantiqueira programação gratuita

Data de fim: 20 de setembro de 2026
Horário: 12h00 a 20h00
Local: Praça Guedes Fernandes, Carmo de Minas/MG
Ingresso Gratuito
Informações do evento:
O evento será realizado de 16 a 20 de setembro com palestras, gastronomia e atrações culturais.
Carmo de Minas recebe, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2026, o 4º Festival do Café Especial de Carmo de Minas e Região. Realizado na Praça Guedes Fernandes, com entrada gratuita, o evento terá cinco dias de programação com palestras, gastronomia, teatro e shows. A expectativa é reunir mais de 3 mil pessoas, entre produtores, profissionais do setor, moradores e turistas.
O 4º Festival do Café Especial de Carmo de Minas e Região foi viabilizado com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Carmo de Minas, Athena Produção de Eventos, Plínio Eventos, Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas, Faemg, Sebrae Minas, Raimax e Sicredi. É realizado pela Projetur.
A programação inclui palestras com especialistas e representantes do setor cafeeiro e atrações culturais todas as noites. Entre os shows estão tributos a Marília Mendonça, Legião Urbana e Alan Jackson, além do Buteco Mineiro, com Neto Aleksandro e Zé Guilherme, e do Tardezinha com Vinicin. No sábado, haverá também programação de teatro infantil.
Nesta edição, o festival integra as comemorações pelos 125 anos de Carmo de Minas, realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A programação de aniversário acontece no mesmo período e terá, entre as atrações, os shows de Bruno & Denner, na sexta-feira (18), e Jads & Jadson, no sábado (19), ambos gratuitos.
Localizada na Mantiqueira de Minas, Carmo de Minas tem no café uma de suas principais identidades econômicas e culturais. A região reúne produtores reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade dos grãos e concentra mais de 75% dos vencedores do Cup of Excellence Brasil.
“O café especial faz parte da história, da economia e, principalmente, da identidade de Carmo de Minas e de toda a nossa região. O festival é uma oportunidade de mostrar a qualidade do que é produzido aqui, mas também de valorizar as pessoas e as histórias que existem por trás de cada xícara. Queremos reunir produtores, profissionais, compradores, moradores e turistas em uma experiência que una conhecimento, negócios e cultura”, destaca Carina Vieira, assessora jurídica da Projetur, realizadora do festival.
Entre os participantes desta edição estão Cocarive, Café da Vinci, Cheirin Bão Experience, 1850 Coffee Scout, XVIII Coffee, Café Rancho São Gabriel e Café Especial 3 R’s. Ao todo, cerca de 7 expositores, permitindo ao público conhecer diferentes cafés, origens e perfis sensoriais e ter contato direto com produtores e profissionais do setor.
Palestras reúnem especialistas do setor
A programação de conhecimento começa na sexta-feira (18), às 14h, com a coordenadora regional da Emater-MG em Pouso Alegre, Aline Guidis. No sábado (19) será às 11h, com Caio, gerente do Sistema Faemg Senar na regional de Varginha.
No domingo (20), às 11h, Hugo Ferreira, da 1850 Coffee Scout, participa da programação. Gratuitas, as palestras promovem a troca de conhecimento entre produtores, especialistas, profissionais e consumidores interessados no universo dos cafés especiais.
Música e teatro completam a programação
A programação cultural começa na quarta-feira (16), feriado municipal em Carmo de Minas, com um tributo a Marília Mendonça, apresentado pela cantora Lorena, às 20h. Na quinta-feira (17), às 20h, a banda República Urbana apresenta um tributo à Legião Urbana.
Na sexta-feira (18), às 20h, será a vez do Buteco Mineiro, com Neto Aleksandro e Zé Guilherme. No sábado (19), a programação começa às 16h, com teatro infantil, e segue às 20h com um tributo a Alan Jackson. O encerramento acontece no domingo (20), a partir das 15h, com uma tarde de Vinicin. Todos os espetáculos são gratuitos.
Durante os cinco dias, a Praça Guedes Fernandes contará ainda com praça de alimentação, estandes, decoração temática e espaço instagramável, em estrutura coberta e adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Cemig
A Cemig segue ampliando o incentivo ao setor cultural de Minas Gerais, patrocinando diferentes expressões artísticas em todas as regiões do estado. Democratizar, descentralizar e ampliar o acesso às práticas culturais é um compromisso da companhia com a arte mineira. Ao incentivar a cultura, a Cemig fortalece a tradição, a memória e as raízes, sem deixar de ter a inovação e a tecnologia como aliadas. Estar ao lado da cultura de Minas Gerais é contribuir para a valorização da identidade, para o desenvolvimento do estado, para a movimentação da economia criativa e para a geração de emprego e renda.
Programação Completa
16 de setembro | Quarta-feira – feriado municipal
- Expositores a partir das 12h
- Abertura oficial às 19h
- 20h – Tributo a Marília Mendonça, com Lorena
17 de setembro | Quinta-feira
- Expositores e atividades do Festival do Café Especial
- 20h – Legião Urbana Cover, com banda República Urbana
18 de setembro | Sexta-feira
- 14h – Palestra com Aline Guidis, coordenadora regional da Emater-MG em Pouso Alegre
- 20h – Buteco Mineiro, com Neto Aleksandro & Zé Guilherme
- Show em comemoração aos 125 anos de Carmo de Minas: Bruno & Denner
19 de setembro | Sábado
- 11h – Palestra com Caio, gerente do Sistema Faemg Senar na Regional de Varginha
- 16h – Teatro infantil
- 20h – Tributo a Alan Jackson
- Show em comemoração aos 125 anos de Carmo de Minas: Jads & Jadson
20 de setembro | Domingo
- 11h – Palestra com Hugo Ferreira, da 1850 Coffee Scout
- 16h – Tardezinha com Vinicin
- Encerramento do 4º Festival do Café Especial de Carmo de Minas e Região
Durante o Festival
- Expositores de cafés especiais
- Praça de alimentação
- Estandes e experiências ligadas à cultura cafeeira
- Espaço instagramável
Local: Praça Guedes Fernandes, Carmo de Minas/MG
Serviço
4º Festival do Café Especial de Carmo de Minas e Região
- Data: 16 a 20 de setembro de 2026
- Local: Praça Guedes Fernandes – Carmo de Minas/MG
- Entrada: gratuita
- Realização: Projetur
Eventos nesta semana
Entre os dias 06/09/2026 e 12/09/2026