
Como forma de fomentar o setor, a Group Software sedia o primeiro encontro de comunidade da área da tecnologia
Impulsionada pelo crescimento acelerado do setor de tecnologia, Belo Horizonte tem se consolidado como um dos principais polos de inovação no mundo, com reflexos diretos na economia e no mercado de trabalho. De acordo com o relatório do Global Tech Ecosystem Index 2025 da Dealroom.co, a capital mineira é o 4º ecossistema de tecnologia que mais cresce no mundo. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Minas Gerais abriga cerca de 1,4 mil startups e empresas de base tecnológica, e emprega mais de 36 mil profissionais. Desses negócios, 42% estão instalados em Belo Horizonte, o que coloca o município como terceiro com maior número de negócios inovadores no Brasil.
Dentro desse cenário, o San Pedro Valley se destaca como um dos símbolos da inovação mineira. Criado em Belo Horizonte, o ecossistema se tornou a primeira comunidade de startups do Brasil, reunindo hoje mais de 300 empresas. De acordo com levantamento do Itaú BBA, as empresas do ecossistema tech de Belo Horizonte movimentaram cerca de R$ 5,2 bilhões em captações nos últimos cinco anos, evidenciando a maturidade e a atratividade do ambiente de inovação local.
Para a gerente de Recursos Humanos da Group Software, Érika de Castro, o fortalecimento desse ecossistema passa, necessariamente, por ações contínuas de fomento, incentivo à inovação e estímulo à colaboração entre empresas, poder público, academia e comunidades.
“O setor de tecnologia no Brasil vive um momento de consolidação e amadurecimento, impulsionado principalmente por iniciativas de inteligência artificial e automações. As empresas estão em busca de desenvolver soluções sustentáveis, impulsionadas por talentos e troca de conhecimento. Nesse cenário, as comunidades ganham um papel essencial ao acelerar aprendizados e fortalecer o ecossistema de inovação”, afirma Érika.
Atenta a esse movimento e comprometida com o desenvolvimento do setor, a Group Software atua como agente de fomento ao mercado de tecnologia de Belo Horizonte. No próximo dia 12 de fevereiro, a empresa irá sediar o primeiro encontro da Comunidade React Native BH, iniciativa que reforça o papel das comunidades como motor do ecossistema tech da capital mineira. O evento reunirá profissionais da área de tecnologia para a troca de conhecimento técnico, networking e conversas sobre carreira, com foco em React Native, frontend e desenvolvimento mobile.
O evento tem como objetivo fortalecer o ecossistema de tecnologia de Belo Horizonte, incentivar conexões reais entre profissionais e reforçar Belo Horizonte como referência nacional em inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico. “Ao sediar encontros como o da Comunidade React Native BH, a empresa reforça seu papel como um espaço aberto à comunidade, estimulando aprendizado contínuo, networking e a evolução do ecossistema tech local”, pontua a gerente de RH da empresa.
Entre os dias 08/02/2026 e 14/02/2026