O futuro do cooperativismo é construído coletivamente. Com essa visão, dirigentes, gestores e especialistas do setor se reúnem na próxima semana em Belo Horizonte, para o World Coop Management (WCM). No Ano Internacional das Cooperativas, o evento chega à 11ª edição com foco em inovação, gestão estratégica e intercooperação. Com apoio institucional do Sistema Ocemg, o encontro terá mais de 100 palestrantes em uma programação com debates e experiências imersivas.
Principal evento de gestão e inovação no cooperativismo da América Latina, o WCM 2025 receberá grandes nomes do segmento, como o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco; o coordenador de Questões Cooperativas na Organização das Nações Unidas (ONU), Andrew Allimadi; o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; e a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.
O tema central desta edição é a inteligência artificial aplicada ao cooperativismo, uma reflexão sobre como a tecnologia pode ser aliada da cooperação para enfrentar desafios econômicos, sociais e ambientais.
No Palco Mundo, o WCM receberá conferências como a do especialista em inteligência artificial Tony Ventura, do professor e escritor Gil Giardelli, referência em inovação e economia digital; do filósofo e professor canadense Michel Séguin e do cantor e compositor Toquinho.
O evento também terá programação simultânea nos palcos RHCoop Conference, com debates voltados à gestão de pessoas no cooperativismo; e CoopTech Summit, que abordará tecnologia e inovação aplicadas ao setor.
Entre os dias 21/09/2025 e 27/09/2025