Finanças

Agência Moody’s eleva nota de risco do BDMG com perspectiva positiva

Diversificação de captação foi um dos fatores responsáveis pelos avanços em termos financeiros e de governança do Banco
Agência Moody’s eleva nota de risco do BDMG com perspectiva positiva
A elevação na nota reflete a melhoria constante do BDMG. Foto: Divulgação BDMG

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) teve seu rating elevado, pela agência de avaliação de riscos Moody’s, de “B2” para “B1” na escala global, mantendo a perspectiva positiva da instituição.

A agência considerou a diversificação de captação como um dos fatores responsáveis pelos avanços em termos financeiros e de governança do Banco, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo banco mineiro e o baixo nível de inadimplência.

No comunicado emitido pela agência Moody’s, a elevação na nota reflete a melhoria constante do BDMG “em fundamentos financeiros nos últimos quatro anos, apoiada por riscos de ativos administráveis, forte capitalização e estrutura de financiamento adequada, que mostra boa diversificação e fontes para apoiar o crescimento do negócio”, afirma um trecho.

A Moody’s reforçou também que o desempenho do banco está alinhado à “forte atividade econômica em Minas Gerais” e sinalizou para o baixo índice de inadimplência registrado no BDMG, abaixo da média de outras instituições do setor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas, o reconhecimento é um motivo para comemorar. “Elevar a nota de risco é, de certa forma, um reconhecimento muito, mas muito significativo, dos esforços que estamos fazendo ao longo dos últimos anos. Melhorar os indicadores do banco, e quando falo indicadores, estou me referindo à nossa solidez financeira, desempenho operacional e também gestão de risco”, enumera.

Para Viégas, o desafio é crescer de forma recorrente e consistente para gerar mais impactos positivos para a sociedade. “Quanto mais o BDMG crescer, mais impacto ele vai gerar e isso é um desafio permanente. Trabalhamos na busca para melhorar, de forma consistente os nossos indicadores, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social. E a gente faz isso através do crédito. Então, o nosso desafio é crescer de forma recorrente e consistente para gerar mais impacto para a sociedade”, salienta.

Para o presidente do BDMG, Gabriel Viegas, desafio do banco é crescer e gerar impactos positivos na sociedade. Foto: Divulgação BDMG

O presidente do BDMG reforçou que os resultados têm sido muito positivos nos últimos anos e que o banco tem conseguindo bater recordes de resultados.

“Esse aumento na nossa nota não é um acidente e nem veio por acaso, vem sendo trabalhado juntamente com o apoio do governo, através do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do nosso vice-governador, Matheus Simões, e do governador Romeu Zema. E esse apoio tem sido fundamental para fazermos as mudanças aqui no banco, de forma que a gente vá atingindo cada vez mais resultados, fortalecendo Minas Gerais”, diz o gestor.

O executivo também sinalizou que o BDMG está no caminho certo, ampliando e diversificando as captações, sobretudo internacionais. “Em 2024, batemos recorde de captação e de liberação de crédito no primeiro semestre. Essa avaliação nos motiva ainda mais a superar metas e desafios e reforça a credibilidade do BDMG no mercado internacional”, destaca Viégas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas