Fecomércio-MG pede a bancos que adiem boletos após ‘apagão’ virtual

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) vai solicitar aos bancos com operações no Estado e a empresas de vários setores produtivos que adiem, para a próxima segunda-feira (22), todos os boletos dos comerciantes que tenham a data de vencimento programado para esta sexta-feira (19).
O motivo do pedido, segundo a Federação, é o apagão cibernético que afetou diversos serviços ao redor do mundo desde o início da manhã desta sexta.
“Empresas de diversos segmentos, incluindo companhias aéreas internacionais e bancos, estão enfrentando problemas de tecnologia. Alguns serviços disponibilizados na internet estão paralisados ou sofrendo intermitência. A Fecomércio-MG ainda não obteve resposta dos bancos e instituições públicas quanto a esta solicitação”, disse a entidade em nota enviada ao Diário do Comércio.
O Downdetector, que registra queixas com canais digitais, aponta aplicativos e internet banking de vários bancos fora do ar ou com lentidão. Às 9h, o próprio site colaborativo apresentou instabilidade.
O Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão e por isso não estavam disponíveis para os clientes do banco.
“Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, disse o Bradesco.
Também com registros de queixas no Downdetector, Itaú, Caixa e Banco do Brasil informaram que seus canais de atendimento funcionam normalmente.
(Com Folhapress)
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Febraban diz que falha não compromete serviços
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou ao Diário do Comércio que alguns dos sistemas pertencentes às instituições financeiras chegaram a serem interrompidos, mas que isso não comprometeu os serviços.
“Os sistemas foram temporariamente afetados em diferentes escalas, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante. A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, destacou, em nota.
‘Tela azul’ ao redor do mundo
Segundo a Microsoft, uma de suas prestadoras de serviço, a CrowdStrike, player norte-americano de segurança cibernética, sofreu uma falha ao atualizar um de seus sistemas, o que causou a interrupção dos serviços tanto para a desenvolvedora de softwares, quanto para os seus aproximadamente 20 mil clientes.
No X, antigo Twitter, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz reforçou a informação que a sua empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta da atualização.
Na publicação ele diz: “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as últimas atualizações e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam que estão se comunicando com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e a estabilidade dos clientes da CrowdStrike”.
Desta forma, a empresa de segurança cibernética assumiu total responsabilidade pela falha que impactou bancos, aeroportos e empresas pelo mundo. Segundo comunicado da companhia, a falha teve origem no aplicativo Falcon, desenvolvido pela empresa e que atua na função de antivírus e, ao mesmo tempo, opera de forma integrada ao sistema operacional em um computador para evitar possíveis ataques.
Em segunda postagem, George Kurtz enfatiza: “Nossos clientes permanecem totalmente protegidos. Entendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o inconveniente e a interrupção. Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas estejam de volta e possam fornecer os serviços com os quais seus clientes estão contando”, disse.
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