Finanças

Apesar de juros, demanda por crédito está em alta

Apesar de juros, demanda por crédito está em alta
Crédito: Divulgação

Os recentes aumentos nas taxas de juros não têm inibido a busca dos consumidores por crédito. Nas vésperas do Dia das Mães, pesquisas mostram que a procura por financiamento está em alta no País, especialmente no varejo. Esse movimento pode sinalizar uma maior intenção de compras na data, uma das mais esperadas pelo comércio.

Em março, a demanda por crédito pelo varejo brasileiro cresceu expressivos 31% na comparação com fevereiro e 25% na comparação com março de 2021, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). Quando são analisados todos os setores, incluindo bancos e financeiras, o crescimento foi de 5%, mais modesto, porém consolidando um movimento já verificado em fevereiro, quando houve alta de 21% em relação ao mesmo mês de 2021. O único segmento que apresentou queda foi o de serviços, de 22%, conforme o INDC.

As projeções para o Dia das Mães estão um pouco mais otimistas diante do abrandamento da pandemia e o retorno gradual às atividades presenciais, inclusive os encontros de família, apesar de o mundo estar vivendo um momento de incertezas e inflação generalizada por causa da guerra na Ucrânia.

Uma pesquisa divulgada pela MindMiners em abril mostrou que 80% das pessoas pretendem fazer algo especial no dia, um percentual avaliado como alto pela plataforma. O levantamento revelou também que 50% dos entrevistados pretende comprar presente para suas mães este ano.

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O gerente de Negócios do Banco Semear, Renato Azevedo, afirma que a expansão na demanda por crédito nos dois primeiros meses do ano no banco, que é especializado em varejo, continuou em movimento ascendente em março e abril, o que reforça as boas perspectivas para a data. “Nos meses de março e abril percebemos a mesma dinâmica de fevereiro, quando desconsideramos impacto do número de dias úteis e carnaval”, diz.

Segundo ele, a retomada do comércio presencial e a diminuição dos índices da pandemia trazem um otimismo cauteloso para o comércio, já que a economia global vem sendo fortemente impactada pela guerra entre Rússia e Ucrânia – com a falta de insumos e matérias-primas, os preços dos alimentos e dos produtos industrializados têm sofrido fortes aumentos. No entanto, ele lembra que “o Dia das Mães tem um grande apelo afetivo, com as pessoas não medindo esforços para homenageá-las com presentes”.

Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — um pouco acima dos 77% observados em 2021. A expectativa da entidade é que a data movimente R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

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