Em balanço, lucro do Mercantil dá salto de 142%

O Banco Mercantil registrou lucro líquido trimestral de R$ 165 milhões no primeiro trimestre, com crescimento de 142% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Estes números dão continuidade ao cenário apresentado em 2023, ano em que a empresa celebrou oito décadas no mercado e resultados recordes.
Entre outros indicadores, destaque para a carteira de crédito, que chegou a R$ 14,9 bilhões no primeiro trimestre , com avanço de 22,3% frente a igual intervalo de 2023. Esta expansão foi impulsionada pela forte originação de crédito consignado no período. A instituição encerrou o trimestre com 8,2 milhões de clientes, o que equivale a um aumento de 22% na comparação com o mesmo período do último exercício.
Para o Banco Mercantil, o público 50+ vem se mostrando cada vez mais engajado e envolvido com a digitalização do setor. “Ao avaliarmos nossa base de clientes hoje, 50% já possui operação de crédito. A originação de contratos de crédito no primeiro trimestre via canais digitais (aplicativo e WhatsApp) totalizou 62% do total. Além disso, 60% dos novos clientes aderiram ao app do banco logo no primeiro contato”, destaca 0 CEO da instituição, Gustavo Araújo.
Inadimplência
Outro destaque está na taxa de inadimplência acima de 90 dias, que teve queda de 0,23 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2023, atingindo 2,5%, uma das menores do mercado. Já as receitas de prestação de serviços (tarifas, cartões, seguros, entre outros) chegaram a R$ 160 milhões de janeiro a março; um aumento de 20% em relação ao mesmo período em 2023. Hoje, 54% dessa receita é originada por seguros e assistências, seguidos por tarifas, com 35%.
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“O mercado tem nos mostrado que estamos no caminho certo ao diversificar a geração de receitas do Banco Mercantil a partir de um portfólio diferenciado de produtos e serviços, especialmente pensados e desenvolvidos de acordo com o perfil e demandas específicas dos nossos clientes“, explica o CFO do Banco Mercantil, Paulino Rodrigues.
O Índice de Basileia encerrou o trimestre em 17,1% e aumento anual de 0,7 ponto percentual, enquanto o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE na sigla em inglês) chegou a 34,7%, com aumento de 16,9 p.p em relação ao primeiro trimestre do 2023.
O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada pelo investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 8,2 milhões de clientes, o banco mineiro tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios previdenciários do País.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa Net Promoter Score (NPS), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo País.
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