Banco Central lança moeda comemorativa dos 30 anos do Real

O Banco Central do Brasil lançou um modelo comemorativo da moeda de um real para celebrar os 30 anos do Plano Real em 2024. Das 137 milhões de moedas de R$ 1 previstas para entrar em circulação ao longo deste ano, 45 milhões serão alusivas a essa data.
Segundo informações do Banco Central, a entrada em circulação do real aconteceu em 1º de julho de 1994, mudando o cenário de uma inflação que, na época, chegou a 4.922%. O real completou três décadas no dia 1° de julho de 2024.
A nova moeda comemorativa foi desenvolvida em conjunto pelo Banco Central e pela Casa da Moeda do Brasil. Elas serão distribuídas, aos poucos, por meio da rede bancária brasileira.
Conheça a nova moeda
Na frente da moeda, há a efígie da República, já presente no design da moeda de circulação comum, acompanhada de linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário. Já na borda dourada da moeda, constam as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”.

No verso da moeda, a imagem é de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional. O valor de face “1 Real” e a era “2024” completam a composição da moeda.
Sobre o Plano Real
O Plano Real foi um conjunto de reformas econômicas implementadas no Brasil, na década de 1990 com o objetivo de combater a hiperinflação no País. A substituição do Cruzeiro Real pelo Real, moeda que circula até os dias de hoje, fez parte do plano.
Ouça a rádio de Minas