Finanças

Banco Mercantil registra lucro líquido recorde de R$ 100,2 mi

Valor apurado no 2º trimestre representa alta de 108%
Banco Mercantil registra lucro líquido recorde de R$ 100,2 mi
Para Gustavo Araújo, resultado demonstra a eficácia das estratégias da instituição financeira | Crédito: Bruno Gonzaga/Banco Mercantil

O Banco Mercantil mais que dobrou o seu lucro líquido no segundo trimestre deste ano. O resultado atingiu R$ 100,2 milhões, o que representa incremento 108% na comparação com o mesmo intervalo de 2022. A instituição mineira, com foco no público 50+, também comemora o bom desempenho de índices, como carteira de crédito e crescimento na base de cliente.

De acordo com o CEO da instituição, Gustavo Araújo, o resultado excepcional para o semestre demonstra a eficácia das estratégias da instituição e o comprometimento para gerar resultados sustentáveis. “São três grandes destaques de crescimento para o segundo trimestre: o lucro líquido, a ampliação na base de clientes e o retorno trimestral anualizado sobre o patrimônio líquido médio (ROAE), que alcançou 29,8% e estabeleceu um novo recorde para o período e acima da média do mercado” diz.

“Esse resultado também é explicado pela execução disciplinada com um dos nossos objetivos, que é ser o melhor ecossistema de serviços financeiros para o público com 50 anos ou mais. No segundo trimestre, o banco cresceu em todas as linhas de negócios, como a base de clientes gerais e a comercialização de algum tipo de produto como créditos, seguros, assistências e cartões”, completa.

A carteira de crédito chegou a R$ 12,7 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 28% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, sendo composta majoritariamente por empréstimos consignados, totalizando R$ 7 bilhões. Além disso, a modalidade saque aniversário do FGTS registrou a marca de R$ 2,5 bilhões. As duas modalidades representam 75% da carteira de crédito do Banco Mercantil.

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O Índice de Basileia terminou o segundo trimestre em 16,2%, indicando elevado nível de capitalização. “O índice demonstra que o resultado decorreu de uma execução consistente mantendo capitalização muito confortável, ou seja, preservando a nossa capacidade de absorver instabilidades de mercado e cenários adversos”, destaca o CFO do Banco Mercantil, Paulino Rodrigues.

“Não só Basileia, mas os indicadores regulatórios de maneira geral apresentaram resultados sólidos como, por exemplo, a liquidez medida pelo Liquidity Coverage Ratio – LCR, que encerrou o segundo trimestre em 1,9x, ou seja, praticamente o dobro do requerimento mínimo. Em suma, o Banco Mercantil entregou um trimestre com resultado e rentabilidade recordes com confortáveis níveis de liquidez e capital”, finaliza o CFO.

Clientes

O segundo trimestre encerrou com novo recorde para a base de clientes engajados com o banco: 7,2 milhões e aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro destaque foi a inadimplência no segundo trimestre, que se manteve estável no trimestre em 2,8%.

Já a receita de prestação de serviços (seguros, cartões, tarifas, entre outros), chegou a R$ 140 milhões no período, aumento de 39% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O trimestre registrou o total de 195 mil clientes ativos com algum tipo de assistência, aumento de 343% em relação ao mesmo período do ano passado.

80 anos

O Banco Mercantil completou 80 anos de atuação no mercado nacional em um momento que vem passando por importantes transformações. Durante o primeiro semestre do ano, além dos resultados recordes no semestre, a instituição lançou nova identidade visual e adotou o nome Banco Mercantil.

Outro destaque foi a mudança da sede na cidade de Belo Horizonte. Os novos escritórios do banco passaram a ocupar um complexo comercial considerado um dos mais modernos da capital mineira.

Situada na avenida do Contorno, em frente ao Shopping Pátio Savassi, a nova sede está distribuída em cinco andares do Edifício Statement, edifício Triple A e totalmente adaptado as normas de eficiência tecnológica e energética.

A nova sede reúne o que há de mais moderno em engenharia corporativa e os escritórios foram projetados para um modelo de trabalho híbrido, refletindo as atuais necessidades e tendências do universo corporativo.

O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 7,2 milhões de clientes, o banco mineiro tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios previdenciários do país.

O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo País.

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