Banco do Nordeste oferece até 80% de desconto para regularizar dívidas rurais em Minas

O Banco do Nordeste (BNB) está oferecendo condições especiais para liquidação ou renegociação de dívidas rurais em Minas Gerais, com descontos que podem chegar a até 80%. A medida integra o Desenrola Rural, programa do governo federal voltado à regularização de débitos e à facilitação do acesso ao crédito rural da agricultura familiar. Segundo o banco, cerca de 27 mil operações estão aptas a participar da iniciativa em Minas.
A ação é voltada a produtores que contrataram financiamentos via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e que estejam com parcelas vencidas até 12 de fevereiro de 2025.
“Sabemos que, por conta da rotina das atividades no campo, muitos agricultores acabam adiando o contato com o banco, mas é importante frisarmos que, para aproveitar a oportunidade, a legislação exige documentação, uma vez que são recursos públicos. Quanto antes o produtor conhecer as condições necessárias, mais tempo ele tem para providenciar a documentação e garantir os benefícios”, alerta o gerente executivo do BNB, Evacir de Oliveira Júnior.
Como funciona o Desenrola Rural?
O cliente pode escolher entre quitar a dívida com até 80% de abatimento ou renegociar o contrato com desconto de até 65%. A adesão pode ser feita até 30 de dezembro de 2025, diretamente nas agências do Banco do Nordeste ou nas unidades do programa Agroamigo, voltado ao microcrédito rural.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para verificar se o contrato se enquadra nas condições do programa, o produtor pode acessar a página do Desenrola Rural no site do Banco do Nordeste, informando CPF e data de nascimento. Também é possível realizar a consulta e solicitar boletos com desconto via WhatsApp (85) 4020-0004. Basta selecionar a opção “Desenrola Rural” e inserir o CPF para saber se há operações incluídas no programa.
Regularização de dívidas impulsiona acesso a novos créditos
Com foco na agricultura familiar, o Desenrola Rural pretende estimular a regularização financeira dos pequenos produtores e permitir que voltem a acessar linhas de crédito produtivo.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), responsável pela coordenação da iniciativa, o programa também contribui para a sustentabilidade econômica e social no campo, especialmente em estados como Minas Gerais, onde a agropecuária tem forte peso na economia regional.
Ouça a rádio de Minas