BDMG divulgará boletins com análises econômicas e setoriais
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) inicia nesta quinta-feira (13) a divulgação mensal de boletins com análises conjunturais, econômicas e setoriais do Estado. Os periódicos serão elaborados a partir de dados relativos à produção industrial, às atividades de comércio e serviços e ao mercado de trabalho e emprego, divulgados por órgãos oficiais do governo, e avaliados por economistas da instituição financeira.
O presidente do banco de fomento, Gabriel Viégas Neto, ressalta o papel da instituição no desenvolvimento do Estado. E a importância dos financiamentos a municípios e empresas de todos os portes para impulsionar a geração de renda e de empregos.
“Atuamos de forma direta e indireta na busca por resultados econômicos positivos na indústria, no comércio e no mercado de trabalho. Assim, a análise dos cenários econômicos é mais uma contribuição que o banco vai dar à sociedade mineira”, declara.
Já o superintendente de Planejamento do banco de fomento, Alexandre Navarro, antecipa com exclusividade ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, que a intenção é que as análises possam contribuir com as tomadas de decisões de pessoas físicas e jurídicas em Minas Gerais.
“Esse material já era feito há algum tempo para consumo interno e entendemos que atingimos certo grau de maturidade no conteúdo, ao ponto de podermos torná-lo público a fim de contribuirmos para as perspectivas econômicas e conjunturais de nossos clientes e do público geral”, comenta.
Dados da PIM, PMC, PMS, Pnad e Caged serão avaliados pelo BDMG
Os conteúdos serão embasados em dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Serão levadas em consideração os resultados trazidos mensalmente pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Já neste mês, os boletins têm datas previstas de publicação para os dias 13 (Produção Industrial), 14 (Comércio e Serviços) e 31 (Mercado de Trabalho).
Em relação à possibilidade de o BDMG estender as análises para outros setores e índices econômicos, o superintendente afirma que, por enquanto, não há previsões, até porque o banco avalia que há outras instituições, como a Fundação João Pinheiro (FJP), que também exerce um papel importante neste sentido e, especialmente, relacionado ao Produto Interno Bruto (PIB).
“Aos poucos vamos entendendo como vai funcionar a dinâmica. Mas, por ora, queremos entregar conhecimento, nessas áreas, para o público geral. Temos uma equipe extremamente qualificada e nossas análises vão colaborar para as tomadas de decisões”, reitera.
Ouça a rádio de Minas