Cartão de crédito em braile do Banco do Brasil chega ao mercado; saiba como pedir

Em Minas Gerais, pelo menos 299.476 pessoas têm deficiência visual, segundo a Pesquisa Nacional de Informação de Gênero (Snig) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para este público, muitas vezes, o acesso facilitado às transações financeiras é um desafio. Para oferecer mais segurança às transações físicas e on-line por parte deste público, o Banco do Brasil lançou um cartão de crédito em braile.
Entre as instituições bancárias tradicionais, a iniciativa é pioneira. A novidade funciona da seguinte forma: o cliente da rede bancária que tem deficiência visual e deseja aderir ao cartão inclusivo, será beneficiado com um kit personalizado.
O material contém um cartão em braile com:
- o número,
- o código de segurança conhecido como Valor de Verificação do Cartão (CVV),
- a data de validade
- e a bandeira.
Além disso, no kit, também vai um folder explicativo e um porta-cartão, ambos adaptados para suportar a inclusão dos correntistas com algum tipo de deficiência visual, inclusive, baixa visão.
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As informações sobre uso e acessibilidade já eram fornecidas pelo banco desde 2009, estabelecendo um precedente para a legislação subsequente no setor bancário. Agora, com a inclusão de um cartão em braile, o kit reflete o feedback direto de clientes com deficiência visual, evidenciando a importância de adaptar os serviços bancários às necessidades específicas de públicos diversos.
A novidade já tem surtido efeito. A título de comparação, o cartão em braile do BB registrou aumento de 122% em emissões comparado ao antigo kit do Banco.
Como solicitar o cartão de crédito em braile?
- É necessário fazer o download do aplicativo do Banco do Brasil, se cadastrar e solicitar o cartão.
- Também há a opção de fazer a solicitação via aplicativo do Ourocard, após o download e cadastro.
- Outra opção é fazer o pedido junto ao gerente de uma agência bancária.
Para o cliente que se identifica como pessoa com deficiência visual, os cartões no novo formato inclusivo são emitidos sem custos adicionais em casos de novas contratações ou renovações. Já a solicitação de uma segunda via segue a mesma política de preços de um cartão comum, conforme a tabela de tarifas do banco.

Extratos também são inclusivos
O Banco do Brasil disponibilizou também o extrato unificado em braile e com caracteres ampliados, sem custos extras, permitindo que seus clientes com deficiência visual gerenciem suas finanças de forma mais autônoma. Este serviço pode ser habilitado tanto pelos aplicativos, quanto nos caixas eletrônicos.
A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, reforça a importância de um banco tradicional se adequar às necessidades afim de garantir uma experiência mais confortável e segura.
“O lançamento do cartão de crédito em braile estabelece um novo padrão de inclusão no setor financeiro, permitindo que o Banco do Brasil se destaque como um banco verdadeiramente para todos. Essas iniciativas refletem a dedicação do Banco do Brasil em atender às necessidades de todos os seus clientes, assegurando que os serviços bancários sejam inclusivos e acessíveis para a comunidade com deficiência visual”, pontua.
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