Finanças

Uso de pagamento digital aumenta enquanto dinheiro de ‘papel’ cai em declínio

Cartões de débito e de crédito ainda mantêm sua posição como preferência primária entre brasileiros, mostra pesquisa
Uso de pagamento digital aumenta enquanto dinheiro de ‘papel’ cai em declínio
Crédito: Alessandro Carvalho/ Arquivo Diário do Comércio

Cerca de 89% dos brasileiros demonstram disposição para adotar novos meios de pagamento ou alternativas não convencionais, mostra um estudo realizado pela Mastercard. No entanto, cartões de débito e de crédito ainda mantêm sua posição como preferência primária, segundo a pesquisa.

Uma das descobertas-chave é o aumento no uso de diversos métodos de pagamento digital nos últimos anos. Avalia-se que 77% dos consumidores latino-americanos utilizaram pagamentos eletrônicos, com os cartões de crédito e de débito liderando tanto em transações on-line como em estabelecimentos físicos.

A preferência pelo dinheiro em espécie está em declínio, com um terço dos consumidores relatando que essa modalidade foi substituída pela digitalização dos pagamentos.

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, enfatiza que a digitalização dos meios de pagamento atende às necessidades diárias dos brasileiros.

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“Novos métodos de pagamento, como o recém-lançado Click to Pay, tornaram-se ferramentas que facilitam pagamentos e transações”, comenta.

Brasileiros estão confortáveis em usar novas tecnologias

A pesquisa ainda revela que a maioria dos entrevistados no Brasil (53%) expressou um alto nível de conforto ao adotar novas tecnologias, enquanto 42% demonstraram uma disposição moderada para experimentar as inovações do mercado.

Entre aqueles que se mostraram inclinados a adotar novas tecnologias, 59% apontaram a confiança nas medidas de segurança como o principal motivador, seguido pela conveniência (36%) e familiaridade com o provedor de serviços (31%).

Quando se trata de compras presenciais, os cartões de crédito foram preferidos por 64% dos entrevistados, enquanto 38% optaram pelo débito. Ademais, o crédito emergiu como o método predominante, com uma taxa de utilização de 33% e 69% para compras em estabelecimentos físicos e online, respectivamente.

Marcelo Tangioni observa que esse comportamento dos consumidores impulsiona as empresas a continuarem inovando e introduzindo novas tecnologias e serviços.

“Ao mesmo tempo, são oportunidades para criar melhores experiências, aumentar a segurança por meio de criptografia de dados e, desta forma, se destacar em meio a um ambiente cada vez mais competitivo”, conta Tangioni.

cartões método pagamento
Crédito: Adobe Stock

Veja o que motiva a escolha da forma de pagamento:

  • Para compras presenciais, o principal critério de escolha do meio de pagamento é aceitação (42%), seguido por conveniência (36%) e velocidade (35%). 
  • A segurança é um critério primordial para 30% dos consumidores em comércios físicos. 
  • Para compras online, a prioridade é a segurança (33%), seguido por conveniência (32%) e aceitação (30%). 
  • 55% dos brasileiros indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência. 
  • 49% diz que a escolha deve-se à redução da necessidade de portar dinheiro em espécie.

Tais requisições também são demandadas nos pagamentos por aproximação, cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.

Segurança e privacidade são fatores-chave

No cenário de transações financeiras, os consumidores anseiam por experiências sem complicações que facilitem seus pagamentos de maneira simples, rápida e, acima de tudo, segura.

A segurança, especialmente a preocupação com fraudes, emerge como fator determinante no comportamento dos consumidores em relação aos métodos de pagamento adotados. 

Um amplo contingente, representando 79% dos brasileiros, enfatiza a importância da segurança ao realizar pagamentos online, com quase metade (49%) demonstrando extrema cautela ao optar sempre pelo método de pagamento mais seguro disponível.

Essa mesma prioridade se reflete nas compras presenciais, com 75% dos consumidores considerando a segurança como um aspecto crucial. Para 48% dos entrevistados, a familiaridade com o método de pagamento é um fator determinante, enquanto 42% valorizam também a conveniência no momento da compra.

A proteção da privacidade dos dados pessoais durante transações digitais também é uma preocupação expressa por 74% dos consumidores brasileiros, que optam por métodos de pagamento que garantam a segurança de suas informações.

cartões método pagamento
94% dos consumidores adotam medidas para proteger seus dados | Crédito: Adobe Stock

A coleta de dados pessoais emerge como uma preocupação significativa para 98% dos entrevistados, com 41% deles relutantes em compartilhar mais informações financeiras, mesmo que isso resulte em experiências personalizadas.

Marcelo Tangioni destaca os benefícios dos cartões, como a possibilidade de contestar uma compra desconhecida e a tokenização, que substitui o número original do cartão por um “token” exclusivo associado a um determinado comerciante digital, proporcionando uma camada adicional de segurança.

“Sabemos que os ciberataques e casos de fraude são uma preocupação crescente em nossa sociedade. Essas tecnologias acompanham os cartões em suas diferentes formas de uso e são uma estratégia abrangente de cibersegurança e análise de dados”, conclui Tangioni. 

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