Finanças

Com assistente financeira baseada em IA, fintech Magie cresce em Minas

Banco cresceu 190% no número de usuários nos últimos três meses utilizando inteligência artificial (IA). Confira também outros destaques das Finanças
Com assistente financeira baseada em IA, fintech Magie cresce em Minas
Crédito: Reprodução Instagram Oficial Magie

A fintech Magie, que criou uma assistente financeira baseada em inteligência artificial integrada a um banco digital no WhatsApp, registrou um crescimento notável entre junho e agosto de 2024. O banco teve um aumento no número de usuários em 190% nos últimos três meses utilizando inteligência artificial (IA) para simplificar as transações financeiras sem a necessidade de acessar um aplicativo bancário.

Desde o início de 2024, a Magie, que inicialmente focava no público de alta renda, já movimentou mais de R$ 100 milhões em transações. A plataforma tem atraído um público diversificado, expandindo rapidamente sua base de usuários fora dos grandes centros financeiros. Nos últimos três meses, a fintech registrou uma expansão de 254% em Minas Gerais, além de evidenciar o crescimento repentino em outras regiões fora do Sudeste como Rio Grande do Norte e Ceará, com 243% e 214%, respectivamente.

Veja, a seguir, mais destaques das Finanças:

Empréstimo com garantia de veículo

O C6 Bank acaba de liberar a oferta de empréstimo com garantia de veículo para não correntistas do banco. Até então, essa modalidade de crédito estava disponível apenas para clientes da instituição. Minas Gerais representa o segundo maior mercado de financiamento de veículos para o C6 Bank, ficando atrás apenas de São Paulo. O crédito com garantia de veículo oferece tarifas mais competitivas e prazos flexíveis de empréstimo de financiamento, pois o automóvel é usado como garantia de pagamento.

No C6 Bank, essa modalidade libera um empréstimo de até R$ 150 mil, que pode ser pago pelo prazo máximo de 60 meses. A taxa de juros parte de 1,45% ao mês. O veículo precisa estar quitado e no nome do cliente, estar livre de pendências financeiras e judiciais, ter até 15 anos de fabricação e pertencer à categoria leve.

Consignado do Nubank

O Nubank concluiu a negociação com sete novos convênios para a expansão da oferta do NuConsignado, o seu serviço de empréstimo em consignação 100% digital. Entre os novos contratos firmados, estão as Forças Armadas do Brasil, além dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e o estado do Paraná. O NuConsignado começou a ser disponibilizado em março de 2023 para clientes Nubank que fossem servidores públicos federais e logo passou a incluir pensionistas e aposentados pelo INSS.

Com a inclusão dos sete novos convênios, o Nubank chega a um total de nove, com potencial de oferta do NuConsignado a mais de 10 milhões de clientes dentro de sua base, considerando os atuais 95,5 milhões de clientes no Brasil, registrados ao final do segundo trimestre do ano.

Diretrizes para a tokenização

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) ampliou a abrangência dos códigos e lançou sua autorregulação de tokenização, marcando um importante avanço para o setor, alinhada com os pareceres da Comissão de Valores Mobiliários (CVM )e com as boas-práticas internacionais. A nova autorregulação será publicada neste mês, após aprovação formal do Conselho de Administração da ABcripto, com vigência em três meses prorrogáveis.

O objetivo é estabelecer padrões claros e robustos para a emissão e negociação de tokens, proporcionando maior transparência, segurança e confiança para todo o mercado. Segundo o estudo “Criptoeconomia no Brasil 2023”, realizado pela ABcripto, 27% das empresas possuem negócios relacionados a tokenização.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas