Como informar ao INSS sobre desconto indevido no benefício; confira o passo a passo

Beneficiários do INSS que tiveram descontos associativos, autorizados ou não, começaram a receber notificações oficiais, nesta terça-feira (13), informando a identificação de débitos em seus benefícios. Nove milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS.
A consulta para verificar se houve desconto indevido no benefício pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 135. Se o segurado não autorizou o desconto, poderá, pelo próprio APP, comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor. É importante ressaltar que o INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso.
Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS
- Dentro do app, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
- Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”
- Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo.
- Na página inicial do app, clique em “Extrato de benefício”.
- Escolha o número do seu benefício.
- Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.
Ressarcimento do desconto indevido
As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.
A entidade que não apresentar o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU específica). Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício.O presidente do INSS, Gilberto Waller, detalhou como funcionará o processo de devolução dos valores cobrados indevidamente, reforçando o papel do Instituto na proteção dos segurados.
“O INSS vai fazer a defesa do cidadão perante a associação, informando: ‘o nosso segurado, o nosso beneficiário não reconhece esse pagamento’. A associação terá que fazer um depósito identificado por meio de GRU específica ao INSS, e esse valor será repassado ao segurado pela conta do benefício, por meio de folha suplementar”, esclareceu.
Alerta para golpe!
Criminosos estão se passando por funcionários do INSS e alegando que, para o dinheiro ser liberado, é necessário atualizar o cadastro e informar dados pessoais como CPF, número da conta bancária e senha.
“Se você receber alguma ligação nesse sentido, desligue imediatamente o telefone”, orienta o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Marcelo Barbosa.
O coordenador reforça que o INSS não telefona para aposentados e pensionistas para pedir informações ou solicitar transferências de dinheiro.
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