Finanças

Consulta ao 2º lote da restituição do IR 2025 é liberada; veja como usar o dinheiro para organizar as finanças

Mais de 6,5 milhões de contribuintes podem consultar a restituição do Imposto de Renda 2025 a partir desta segunda-feira (23)
Consulta ao 2º lote da restituição do IR 2025 é liberada; veja como usar o dinheiro para organizar as finanças
Foto: Marcelo Casal | Agência Brasil

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Nessa leva, serão contemplados 6.545.322 contribuintes, com um volume total de R$ 11 bilhões em créditos, que devem ser pagos no dia 30 de junho. Embora esse recurso seja uma devolução de valores pagos a mais ao longo do ano, para muitos brasileiros, ele representa uma oportunidade para reorganizar as finanças.

Do total de restituições, cerca de 1,7 milhão são destinadas a contribuintes com prioridade legal: idosos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e professores. Outros 4,7 milhões de pagamentos serão realizados para quem optou pela declaração pré-preenchida ou indicou chave Pix para receber o valor. 

Com o depósito da restituição, especialistas alertam para o risco de tratar o valor como um “dinheirinho extra” e gastá-lo por impulso. “O erro é lidar com esse dinheiro como se fosse um bônus inesperado. A restituição é a devolução de um valor que já saiu do bolso do contribuinte. Planejar o uso dessa quantia é essencial”, afirma o sócio-fundador da ConCrédito, fintech especializada em soluções financeiras, Willian Conzatti.

O especialista ressalta que, com organização, é possível transformar a restituição em uma ferramenta de alívio financeiro no segundo semestre. Entre as possibilidades, estão:

  • quitar dívidas caras,
  • montar uma reserva de emergência,
  • antecipar parcelas de financiamentos
  • e até investir com foco no longo prazo.

A recomendação é considerar a restituição como parte do orçamento e não como um valor fora do planejamento.

Confira 5 dicas do especialista para usar bem a restituição

1. Quite dívidas caras

Dê prioridade a dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. Isso reduz os encargos e melhora o fôlego financeiro mensal.

2. Monte uma reserva de emergência

Use a restituição para iniciar ou reforçar uma reserva para imprevistos. O ideal é guardar o equivalente a seis meses de despesas básicas.

3. Renegocie ou antecipe parcelas

Avalie usar o valor para quitar parcelas de empréstimos ou financiamentos, o que pode gerar economia no longo prazo.

4. Invista com segurança

Se as contas estiverem em dia, aplique o valor em investimentos de baixo risco e boa rentabilidade, como forma de proteger o dinheiro da inflação.

5. Evite o consumo por impulso

Não encare a restituição como um valor “sobrando”. Planeje seu uso como faria com qualquer outra fonte de renda.

Como consultar a restituição? 

A consulta pode ser feita a partir das 10h desta segunda-feira (23), no site da Receita Federal, no menu “Meu Imposto de Renda”, ou por meio do aplicativo da Receita disponível para celulares e tablets.

Segundo a Receita, o crédito será feito exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários informados, é possível reagendar a transferência pelo site do Banco do Brasil ou por meio da Central de Relacionamento. O prazo para resgatar o valor é de até um ano a partir da primeira tentativa de pagamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas