Contagem é ‘nota A’ em ranking do Tesouro Nacional; veja a lista completa

A cidade de Contagem, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional e certificada com o selo “nota A” no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Edição 2024. Há dois anos, o município ocupava a 418ª colocação no ranking nacional.
O chamado Ranking Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) classifica e reconhece a cidade nacionalmente em qualidade na informação contábil e fiscal, que é apresentada nas prestações de contas do Sistema.
“Estamos no caminho certo. A população de Contagem pode se sentir segura quanto a nossa solidez fiscal, e segura de que os números lá apresentados refletem a realidade do município”, comemorou o secretário municipal da Fazenda de Contagem, Dalmy Freitas de Carvalho.
Trajetória no ranking
Há dois anos, o município ocupava a 418ª posição do ranking e, em 2023, passou a ocupar a 89ª posição. De acordo com Dalmy Carvalho, esta evolução reflete o empenho e a dedicação da equipe de contabilidade e finanças da Secretaria da Fazenda de Contagem.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo ele, as boas práticas de governança contribuíram para o aumento no indicador e, agora, refletem a relevância da capacitação e da modernização dos processos executados pela gestão.
“Fomos atacando pontualmente naquilo que estava em desconformidade e corrigindo esses pontos para que fôssemos avançando nos parâmetros exigidos. Era uma meta da nossa gestão e conseguimos alcançá-la”, disse o secretário.
Veja o ranking completo
Dentre as cidades mais populosas de Minas Gerais, apenas Contagem e Belo Horizonte possuem nota (indicador) A (ver tabela abaixo). “O selo de qualidade concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional certifica a excelência no trabalho de informação contábil e fiscal de Contagem, fazendo com que os dados possam ser utilizados pelos diversos segmentos da sociedade, como fonte de informações úteis e fidedignas”, explica Dalmy Carvalho.
O secretário considera, ainda, que a imagem do município no cenário nacional foi elevada, garantindo que a população e os gestores públicos tenham acesso a informações mais transparentes e confiáveis, essenciais para a tomada de decisões acertadas e para a construção de uma gestão pública sólida.
“Hoje é dia 2 do mês e se você quiser os dados do primeiro semestre eu já tenho. Não há retrabalho e nem substituição de informações dos relatórios”, afirmou.
Confira o Ranking da Qualidade da informação Contábil e Fiscal – 2024, que considera os 20 municípios mais populosos de Minas Gerais:

Ouça a rádio de Minas