Copasa avança em ranking de sustentabilidade

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) avançou dez posições no ranking do Índice de Sustentabilidade (ISE B3). Com isso, a estatal mineira obteve a maior pontuação do País entre concessionárias do setor de saneamento com melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
As informações são da 20ª carteira do índice que entrou em vigor neste mês e colocou a companhia mineira na 60ª posição de empresas mais comprometidas com as estratégias ESG.
O presidente da Copasa, Fernando Passalio, comemorou a conquista e reforçou os benefícios colhidos a partir do comprometimento da empresa com o tripé ESG.
“Este é um tema que muito me orgulha e nos faz perseguir resultados ainda mais robustos em termos econômicos e socioambientais. As práticas sustentáveis da Copasa melhoram a reputação e a imagem da empresa, a atração de investimentos e a redução de riscos”, comemorou.
Um dos maiores reconhecimentos, de acordo com a companhia, vieram quando a revista norte-americana Time listou a Copasa entre as 500 empresas globais que melhor aliam desempenho financeiro e práticas sustentáveis.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A empresa pública mineira está posicionada no 118º lugar no ranking geral e é avaliada também como a melhor empresa do setor de saneamento em crescimento sustentável.
“A sustentabilidade, ao incorporar dimensões ambiental, social e econômica, consolida-se como um vetor essencial para a perenidade dos negócios. Seus impactos contemplam indicadores financeiros e geram valor real para a sociedade e para o meio ambiente”, destaca o diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, Cleyson Jacomini.
A companhia figurou ainda entre as 100 do País que se destacaram nas áreas ambiental, social e de governança, segundo a edição 2024 do Anuário Integridade ESG. Neste ano, a Copasa foi reconhecida pelo banco suíço UBS como uma das empresas que mais se destacam na descarbonização na América Latina.
De acordo com a Copasa, os resultados são atribuídos a iniciativas como o Projeto Melhorias ISE, metodologia desenvolvida pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo a superintendente Luciana Barbosa, o projeto mobiliza lideranças da Copasa em torno do tema, com realização de wokshops, reuniões de acompanhamento de resultados, identificação e implantação de melhorias.”A performance diferenciada da Copasa no ISE B3 evidencia a assertividade da estratégia que adotamos para integrar a sustentabilidade ao modelo de negócio da companhia”, destaca.
Ouça a rádio de Minas